Seminário capacita educadores para as atividades do Projeto Professor da Família em 2012

Cerca de 140 profissionais se reúne até o dia 17 de maio, em Jaboticatubas
Entre os dias 15 e 17 de maio, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) realiza um encontro de capacitação dos educadores que atuarão no Projeto Professor da Família 2012. Cerca de 140 profissionais (agente educacionais, coordenadores locais, especialistas, diretores educacionais e analistas educacionais das Superintendências Regionais de Ensino) se reúnem no Hotel Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Entre as atividades programadas para os participantes estão oficinas sobre o plano de ação do projeto, os relatórios de visitas a serem produzidos pelos agentes educacionais. Na ocasião, os participantes também elaborarão um cronograma para as atividades, plano de ação e avaliação do seminário.
“Para a transição do projeto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para a Secretaria de Educação, nós formamos um grupo de trabalho a partir do qual foi feita uma retrospectiva, tendo como foco os relatórios produzidos pelos agentes que fizeram o acompanhamento inicial das famílias, em 2011. Esses estudos formam o suporte para o plano de trabalho e ainda para a capacitação que está acontecendo, de maneira a mantermos a consistência do Projeto Professor da Família, explica a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Audrey Regina Carvalho Oliveira.
Uma das palestras do primeiro dia da capacitação foi dada pela diretora da Magistra, Angela Dalben. Em sua fala destacou o papel estratégico que os conselhos de classe têm nas escolas e a contribuição que os agentes educacionais, que atuarão no Projeto Professor da Família, poderão oferecer. “O agente que acompanha o aluno e sua família, pode potencializar o conselho de classe uma vez que têm mais informações do estudante”, explicou Angela Dalben que também é uma pesquisadora dos conselhos de classe. Na ocasião, Angela também falou sobre as funções da Magistra.
Acompanhar para educar
O Projeto Professor da Família começou em 2011, com o objetivo de apoiar o envolvimento das famílias nas questões educacionais. Em seu primeiro ano, o projeto foi coordenado pela Seplag. Em 2012, o projeto passa a ser gerenciado pela Secretaria de Estado de Educação. O projeto integra o Programa Estruturador ‘Educação para Crescer’, da SEE.
O ‘Professor da Família’ realiza ações como o acompanhamento dos alunos do ensino médio e de suas famílias, a realização de visitas domiciliares, reuniões com pais e/ou responsáveis e ações complementares, com cerca de quatro mil alunos do ensino médio de 22 escolas estaduais. O objetivo é a redução dos índices de evasão escolar e o baixo rendimento escolar.
As 22 escolas participantes do projeto em 2011 e que continuam neste ano, integram as Superintendências Regionais de Ensino de: Almenara, Araçuaí, Diamantina, Metropolitana B, Metropolitana C, Patos de Minas, Sete Lagoas e Unaí.
Nova metodologia
A previsão de início da nova metodologia de trabalho do ‘Professor da Família’ é 1º de junho. Para a continuidade do atendimento desse público, a SEE designou 81 Agentes Educacionais/ ATB que realizarão atividades como visitas domiciliares aos alunos e suas famílias, com elaboração de relatórios e a orientação dos alunos e famílias sobre o uso da biblioteca, motivando a importância dos hábitos de leitura.
Também haverá 22 coordenadores locais, pertencentes ao quadro de servidores da escola. Entre as suas tarefas estão: a de orientar os agentes educacionais em suas visitas domiciliares de acompanhamento, organizar métodos alternativos de estudos para os alunos e estabelecer relação com os diretores e supervisão escolar.
Um coordenador institucional, na sede de cada uma das oito superintendências Regionais de Ensino participantes, realizará tarefas como elaboração do plano de participação familiar com as escolas estaduais e monitorar a execução de ações do projeto. Nas Superintendências também haverá um analista educacional atuando no projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços