Propostas da conferência estadual serão encaminhadas ao governador Raimundo Colombo
Florianópolis,


O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, enfatizou que encaminhará as diretrizes e propostas da 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente ao governador Raimundo Colombo. Cândido da Silva pedirá ao governador que seja enviado um ofício a todos os secretários para que eles deem especial atenção às medidas definidas na conferência em suas respectivas pastas. O encontro, que durou três dias, encerrou nesta sexta-feira, em Florianópolis e foi promovido pela SST e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
Dentre as 45 propostas catarinenses que serão apresentadas na Conferência Nacional, prevista para julho, em Brasília, estão a implantação da Lei 11.525, que trata da necessidade de apresentar o Estatuto da Criança e do Adolescente nas escolas; a capacitação continuada de todos os setores envolvidos no Sistema de Garantias de Direitos; o protagonismo infanto-juvenil por meio dos grêmios estudantis e representação mirim nas esferas de governo; o controle social e a gestão da política nacional aplicada  ao Estado com o fortalecimento dos Conselhos de Direitos.
O secretário ressaltou ainda a importância de encontros como este e defendeu a avaliação semestral das propostas por todos os envolvidos, dentre os quais: professores, técnicos, conselheiros, assistentes sociais, pedagogos e os jovens, para que as sugestões saiam do papel e se tornem realidade para as crianças e adolescentes catarinenses. “As respostas devem ser levadas para os fóruns e conselhos locais e as medidas devem ser cobradas para evitar frustrações e que tenhamos consequências positivas como resultado da conferência”, destacou.
Representantes estaduais
Durante esta sexta-feira foram escolhidos os 92 delegados, dos quais 60 adultos e 32 crianças, que irão representar Santa Catarina no evento nacional. Ainda foram escolhidos três adolescentes catarinenses que participarão da cobertura jornalística em Brasília.
Murilo Januário Nunes, Táscita Correiz Fuzão e Maileen Schwarz Simão foram selecionados entre o grupo de 15 estudantes de colégios públicos e particulares, que participaram do projeto Educomunicação.
O projeto utiliza técnicas de jornalismo, mas nesse tipo de cobertura os procedimento são elaborados de forma colaborativa entre os jovens. Os adolescentes publicaram o material produzido no site www.agenciajovem.org.br, no blog juventudeconecatadaaosdireitos.blogspot.com.br e no Facebook da Conferência Nacional. “Utilizamos principalmente as redes sociais para divulgar nosso trabalho porque os jovens acessam bastante”, disse o estudante Murilo Nunes.
Ao final da Conferência Estadual a equipe do Educomunicação distribuiu um fanzine para todos os participantes com as principais atividades
Grupos de discussão
Nos três dias do encontro, os participantes reuniram-se em grupos de discussão e foram divididos para tratar dos seguintes assuntos: Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e participação de crianças e adolescentes; Controle social da efetivação dos direitos e Gestão da política nacional. Estes são também os eixos da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços