Pronatec Tec promove aula inaugural na Assembleia Legislativa

O secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, participou nesta terça-feira (15) da aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, na modalidade de Cursos Técnicos de Nível Médio (Pronatec-Tec). O encontro ocorreu no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa.

Acompanhado do vice-governador Beto Grill, o secretário destacou a retomada do crescimento econômico brasileiro, que colocou como desafio a redistribuição da renda. "As novas exigências do mercado de trabalho colocam a necessidade de trabalhadores com capacidade inventiva, fundamentada na ciência. É preciso formar trabalhadores que saibam o que estão fazendo".

O vice-governador afirmou que o Rio Grande do Sul vive um período de desenvolvimento. "Temos que nos preparar para os melhores empregos. Devemos ter a melhor educação para poder explorar as nossas riquezas", explicou. Este ano, o Pronatec Tec atenderá 4034 alunos, de 482 escolas estaduais. O programa beneficiará 34 municípios de 21 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Cursos
Serão oferecidos 30 tipos de cursos, por três instituições parceiras: IFRS, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). As aulas das primeiras turmas iniciaram no dia 7 de maio. Os cursos, gratuitos, são oferecidos no turno inverso ao de estudo do aluno na rede estadual. Os Cursos Técnicos de Nível Médio são uma modalidade de educação básica, com duração entre 800 e 2400 horas, que habilitam o estudante ao exercício legal e uma profissão, por meio do diploma de técnico.

Criado pela Lei nº 12.513/2011 o Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica. O Programa está dividido em dois eixos: O Pronatec Tec (cursos técnicos de nível médio) que é coordenado no Estado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Pronatec FIC (cursos de qualificação profissional), coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Palestrante
Professora da Universidade Federal do Paraná, Mônica Ribeiro abordou os desafios da educação profissional no Brasil. Segundo ela, durante muitas décadas, o Brasil conviveu com um sistema que proporciona a educação geral para as elites e a classe média e a formação técnica para os trabalhadores. Mônica defendeu o rompimento com esta concepção, através da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio.

Mônica Ribeiro é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Doutora em Educação: História, Política e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). É professora da Universidade Federal do Paraná nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços