Programa Estratégia Saúde da Família promove atividades voltadas para as mulheres da Vila Alta

Foto: Ass Imprensa 

Para acompanhar as gestantes do município, a unidade de saúde da Vila Alta está organizando um cronograma de atividades, coordenado pela enfermeira Simone Mickos. O (Programa Estratégia Saúde da Família) PSF também é responsável pela intermediação entre as mães e a Universidade Paranaense (Unipar), que está atendendo as pacientes nas consultas do pré-natal.

Na segunda quarta-feira de cada mês, são realizados encontros que muitas vezes contam com a participação de médicos, dentistas, psicólogos e enfermeiras. Além de receber informações importantes sobre a gestação, as mães têm acesso a palestras ministradas pelos profissionais envolvidos com o programa. Elas também trocam experiências umas com as outras.

Nas reuniões mensais, são trabalhados temas que abordam desde as mudanças físicas e psicológicas sofridas durante a gestação à orientação nutricional. Neste contexto, estão incluídas orientações médicas sobre o parto, aleitamento materno e higiene.

De acordo com Simone, que se reuniu com as gestantes no mês passado, é necessário que as mulheres cadastradas no programa participem mais das reuniões. “Com ações simples como esta, conseguimos prevenir doenças que surgem na gravidez. O problema é que pouquíssimas mães têm acompanhado nossas orientações”, diz

Saúde da Mulher

Todas as quartas-feiras, as mulheres que residem na região participam de atividades especiais. São atendidas por médicos, fazem exames preventivos e recebem orientações sobre resultados de exames. “Com este atendimento conseguimos detectar muitas vezes algumas enfermidades graves. Por isso, nos preocupamos em expandir o trabalho com as mulheres até em regiões mais afastadas do centro, como é o caso da Vila Alta”, discorre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços