Parcerias entre Rio Grande do Sul e Israel pautam encontros em Tel-Aviv
 
 A secretária adjunta da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Ghissia Hauser, esteve reunida nesta terça-feira (15) com o ministro da Indústria, Comercio e Trabalho de Israel, Shalom Simhon. No encontro, o ministro manifestou interesse em desenvolver projetos de cooperação em tecnologia no Brasil, país que considera "um dos mais importantes do mundo". O encontro compõe a programação da delegação gaúcha que participa, nesta semana, de 15 a 17, em Israel, da 18ª Agritech.

De acordo com Ghissia, o ministro ressaltou a importância da aplicação de novas tecnologias para irrigação bem como a escolha do modelo ideal a cada realidade local. "Ele citou o caso da produtividade do plantio de tomate que foi multiplicada por 20 nos últimos anos, graças às novas tecnologias agrícolas", destacou Ghissia.

Membros da Agência de Desenvolvimento do Ceará falaram sobre um termo de cooperação importante com o governo de Israel nessa área. Um piloto está sendo desenvolvido no município cearense de Quixeramobim. No local, empresas israelenses replicam sua experiência tecnológica ao demonstrarem a adaptação de tecnologias agrícolas voltadas especialmente para o semiárido, além de desenvolver a capacitação de pessoal.

Reunião na embaixada
A secretária adjunta da SCIT também participou de um encontro na embaixada brasileira em Israel, que debateu os temas irrigação e agricultura de precisão. Regina Wiadacz, oficial de Economia e Negócios da Embaixada Brasileira, falou que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior está em tratativas com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial Israelense (MATIMOP), ligado ao Ministério da Industria de Israel, no sentido de promover projetos de incubação entre empresas brasileiras e israelenses. Segundo a secretária o contato do Governo do Estado foi estreitado, já que há interesse em participar desta iniciativa.

Ghissia integra a delegação do governo gaúcho, juntamente com os secretários da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, e das Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), Luis Carlos Busato, além de representantes da Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI). A secretária participará, ainda, de encontros com o presidente israelense, Shimon Peres, com a ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Orit Noked, e de reuniões com o diretor-geral do ministério, Yossi Yishai e com o oficial de campo do serviço de Extensão de Israel, Roberto Nathan, com quem tratará sobre a Política de Irrigação daquele País

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços