No Estado, 128 municípios aderem ao Pronatec Social
Florianópolis,


Em Santa Catarina, 128 dos 293 municípios aderiram ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Social) coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Do total, sete já executam o projeto: São José, Blumenau, Brusque, Chapecó, Joinville, Lages e Rio do Sul.
Os cursos gratuitos de qualificação profissional são voltados para a população extremamente miserável, que ganha menos de R$ 70 mensais per capita. Os cursos se destinam às pessoas inscritas no Cadastro Único do governo federal.
O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho, Habitação e Segurança Alimentar (SST), João José Cândido da Silva, informa que a previsão é disponibilizar 125 Escolas de Ofício distribuídas pelo Estado nos Institutos Federais de SC (IF-SC), Institutos Federais Catarinenses (IFC) e no Sistema S, com o Senai e Senac, que oferecerão 10 mil vagas a todos os municípios no segundo semestre. Para o ano que vem, estão previstas outras 18 mil vagas.
A SST contribui na articulação entre os municípios e as unidades que oferecerão a qualificação. Mas cada município avalia quais as profissões devem ser atendidas de acordo com a demanda local.
Dentre os cursos a serem oferecidos estão o de cabelereira, massagista, costureira, pedreiro, assistente administrativo, camareira, cuidador de idosos, dentre outros. Os cursos variam de 160h/aula a 350h/aula e a realização por meio do Pronatec não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal.
O Secretário-Adjunto, Eleudemar Ferreira Rodrigues, atribui o grande número de adesões dos municípios catarinenses ao esforço do trabalho em equipe, que envolveu as diretorias de Trabalho, Emprego e Renda, a Diretoria de Assistência Social (DIAS) e as instituições que ofertam os cursos: IFSC, IFC, Senai e Senac para incentivar as prefeituras a aderirem ao programa.
Os interessados em frequentar as aulas podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios, que deverão fazer a inscrição do aluno. Ou então, é possível procurar qualquer escola do Sistema S a partir de 1º de junho.
Para fazer o curso, cada aluno receberá lanche e vale transporte durante todo o período de duração das aulas. Após a conclusão, o Sine fará a mobilização para intermediar o encaminhamento ao mercado de trabalho.
Na segunda-feira, 14, está prevista a 1ª Oficina de Mobilização para definir os cursos propostos pelos municípios. No total, são 104 possíveis cursos oferecidos pelo Pronatec/Social. O evento vai reunir representantes da SST, das entidades responsáveis pelos cursos e os municípios, na sede do Senac, na Prainha,  em Florianópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços