Museu de Arte de Santa Catarina recebe exposição antológica de Bené Fonteles em parceria com artista catarinense
Florianópolis,


O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe, entre os dias 16 de maio e 1 de julho de 2012, a exposição Palavras e Obras, de Bené Fonteles. Serão, na verdade, duas mostras que irão dialogar entre si: a primeira compreende o lançamento do livro Cozinheiro do Tempo e a exposição antológica Contemplo, ambos do renomado artista plástico paraense; a segunda, intitulada O que há de vir?, é uma exposição inédita da artista catarinense Silvana Leal, convidada por Bené.

A exposição Contemplo compreende 32 obras, entre objetos, montagens e instalações, que abrangem a produção de Bené Fonteles nos últimos doze anos. Já passou pela Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo e pelo Conjunto Cultural da Caixa Econômica, em Brasília e Salvador. Para Florianópolis, Bené pretende acrescentar sete novos trabalhos de sua atual produção.

A segunda exposição, O que há de vir?, é composta por cinco novos conjuntos de obras da artista catarinense Silvana Leal. Esses trabalhos serão incorporados por meio do diálogo entre os dois artistas. A mostra é composta por instalações, vídeos, fotos, performance, objetos e poemas. Bené Fonteles será responsável, em ambas as exposições, no que concerne à curadoria e concepção de montagem.

A mistura dos trabalhos de Bené e Silvana dá forma à mostra Palavras e Obras, cujo principal objetivo é promover a sociabilização e a difusão da obra de ambos os artistas, um nacional e outro catarinense, por meio de ações educativas e socioculturais. Dentre as atividades previstas estão uma palestra e visita guiada por Bené Fonteles, que ocorrerá em 17 de maio, no espaço expositivo do Masc, a partir das 15h. No dia seguinte, integrando a programação da 10ª Semana Nacional de Museus (evento promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram), Silvana Leal, ministrará uma oficina para professores da rede pública no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Sobre Bené Fonteles

Bené Fonteles é paraense da cidade de Bragança, e há 40 anos desenvolve uma obra em torno da apropriação de materiais que lhe causam alumbramento. Sua obra encontra-se no âmbito da valorização da cultura popular e erudita.

Artista de grande projeção nacional, Bené iniciou seu trabalho como artista plástico e compositor na década de 1970, em Fortaleza, onde também se tornou jornalista e editor de arte. Desde então, desenvolve projetos gráficos para edições culturais, educacionais e ecológicas, que se estendem por várias décadas entre São Paulo, Fortaleza, Belém, João Pessoa, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Cuiabá, Rio de Janeiro e Brasília.

Como proposta de sua arte, decidiu não sair de seu país de origem e aprofundar seu conhecimento acerca de um Brasil universal. Morando em sete estados brasileiros, situados estrategicamente em todas as regiões do país, toma conhecimento de sua realidade sociocultural, ecológica e espiritual, e faz da criatividade e generosidade de seu povo afro-indígena-caboclo o motivo de feitura e inspiração de sua obra.

Artistas como Bené Fonteles são de extrema importância. A relevância atribuída a sua obra pode ser observada nas palavras de Marcelo Mattos Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo: “A mim, o que me fascina na sofisticada e altamente elaborada arte de Bené Fonteles é a capacidade de nos despertar, de provocar, de emocionar e de fazer pensar. Impossível passar incólume diante destas construções que articulam popular e erudito, experiência e pensamento, matéria e alma”. Ou, ainda, nas palavras encontradas no catálogo Palavras e Obras, escritas por Wagner Barja, atual diretor do Museu da República Brasília: “Ao aproximarmo-nos dos objetos que o artista cria, percebe-se a extremada reverência que ele tem ao recolher objetos e referências culturais para introduzi-las no âmbito do espaço m&iacu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços