MPs e disputa política travam votação de royalties, diz Marco Maia

O presidente da Câmara, Marco Maia, disse hoje que a votação das novas regras de distribuição dos royalties do petróleo (PL 2565/11) está parada por disputas políticas e pela quantidade de medidas provisórias que trancam a pauta do Plenário. Hoje sete MPs obstruem as votações.
“O tema dos royalties está vinculado ao das medidas provisórias. Desde o início do ano que tenho tentado limpar a pauta para votar [os royalties]”, disse Maia, ao sair da abertura da abertura oficial da 15ª edição da Marcha dos Prefeitos no hotel Brasília Alvorada, que reuniu mais de 3 mil prefeitos.
A presidente Dilma Rousseff foi vaiada por prefeitos ao comentar o tema. No final do discurso presidencial, prefeitos gritaram pedindo que ela falasse sobre a distribuição dos royalties do petróleo. “Vocês não vão gostar do que eu vou dizer. Não acreditem que vocês conseguirão resolver a distribuição de hoje para trás. Lutem pela distribuição de hoje para frente”, disse Dilma.
O grupo de trabalho que analisa as mudanças da distribuição dos royalties ainda discute o texto do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e não chegou a um acordo.
No início de abril, representantes de Rio de Janeiro e Espírito Santo, dois estados produtores, haviam endurecido suas posições nas negociações. Em busca de um consenso possível, o grupo de trabalho estendeu até o fim daquele mês seu prazo de funcionamento, que depois foi mais uma vez modificado.
Já está certo que pelo menos dois pontos constarão do relatório de Zarattini: a manutenção da atual receita dos estados e municípios produtores e a redistribuição equânime dos recursos oriundos do aumento da produção de petróleo.
Pisos
Marco Maia também comentou a crítica do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, sobre a proliferação dos pisos salariais. Para o representante dos municípios, os deputados criam novos pisos por interesses políticos, mas a conta fica com os prefeitos, que não têm condições de cumprir com as leis aprovadas.
“Nem sempre o que é interesse dos prefeitos é do interesse para a sociedade brasileira”, afirmou Maia. O presidente salientou que a Câmara votou propostas de interesse dos prefeitos como a regulamentação da Emenda 29 e o Funpresp, novo regime de aposentadoria dos servidores públicos (Lei 12.618/12).
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Natalia Doederlein

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços