Jardim Santa Rita recebe nova capela mortuária


Capela Ângelo Estevan Luiz está localizada na rua Ângelo Gaiotto esquina com a Eurídice Oliveira Gomes; é a nona capela entregue pelo prefeito e a terceira na região oeste
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, entregou hoje (10), durante a coletiva semanal à imprensa, a nona capela mortuária construída durante sua administração e a terceira na região oeste. A capela Ângelo Estevan Luiz está localizada na rua Ângelo Gaiotto esquina com a Eurídice Oliveira Gomes, no Jardim Santa Rita, região oeste da cidade. O nome da capela é uma homenagem ao pioneiro da região.

A obra segue os padrões de construção estabelecidos pelos projetos desenvolvidos no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e conta com 79,9 metros quadrados e mil metros quadrados de terreno. Há uma copa, dois sanitários adaptados para pessoas com deficiência, quatro bacias sanitárias e bancadas em granito com cubas de louça, além de divisórias em granito.

O local possui acabamento em pastilhas para facilitar a manutenção e conferir maior durabilidade ao conjunto. O espaço também foi reurbanizado e cercado em toda extensão do terreno. Há vagas para estacionamento, calçadas externas e paisagismo. O investimento foi de R$ 175.272,95 e a obra foi realizada pela Monasa Engenharia Civil Ltda.

Durante a solenidade de entrega, o prefeito lembrou que em 75 anos de história, Londrina contou apenas com seis capelas mortuárias e a administração espera terminar o ano com 16 estabelecimentos, sendo dez novas e seis reformadas e ou ampliadas.

10ª capela mortuária

Amanhã (11), o município vai entregar a capela mortuária do Conjunto Ernani Moura Lima, região leste da cidade. A capela fica na congruência das ruas Gerônimo Máximo com a rua João Silva Godoy e recebe o nome de Susumu Kuriyama em homenagem ao morador do bairro e militante da pastoral da igreja católica. 

De acordo com a superintendente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Luciana Viçoso de Oliveira, houve uma adaptação do Centro Comunitário do bairro, onde parte do local foi desmembrado e reformado para atender aos pedidos dos moradores da região e se tornar capela mortuária. Outra parte do espaço continua servindo como centro comunitário.

Os trabalhos foram realizados pelos próprios funcionários da Acesf e o investimento foi de R$ 60 mil. O local mede 80 metros quadrados e conta com dois sanitários adaptados para deficientes físicos, copa, sala de descanso e salão para velórios, sendo que todo o local foi cercado. 

Para Luciana, a adaptação do centro comunitário atende aos pedidos feitos pelos moradores do entorno, além de propiciar um espaço adequado para atendimento das famílias. “Antes, os velórios eram feitos no próprio centro comunitário, o que era inadequado. Agora, fizemos a reforma, onde dividimos os espaços e construímos muros. Isso é uma conquista para os moradores que estavam longe dos cemitérios e de outras capelas mortuárias”, disse a superintendente. 

Com a construção dos novos espaços e adequação daqueles que já estavam em funcionamento, o município vive um período de tranqüilidade quanto ao atendimento da demanda da cidade.

O prefeito já entregou capelas no jardim Jamaica, cemitério jardim da Saudade, jardim Monte Cristo, conjunto União da Vitória, distrito de Maravilha, duas no Parque Ouro Verde e uma no jardim Maracanã. As duas capelas, já existentes, no Cemitério Jardim da Saudade e duas na avenida Juscelino Kubitschek (J.K) foram totalmente reestruturadas e ampliadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços