Instituto Pró-Livro - em busca da excelência no fomento à leitura
Através dos dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, em sua 3ª edição, a entidade dá continuidade aos projetos em direção à sua missão
Criado em outubro de 2006, o Instituto Pró-Livro é uma associação de caráter privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal o fomento à leitura e a difusão do livro. Trata-se de uma resposta institucional à preocupação de especialistas de diferentes segmentos – públicos e privados – das áreas da educação, cultura e de produção e distribuição do livro, pelos níveis de letramento e hábitos de leitura do brasileiro, significativamente inferiores à média dos países industrializados e em desenvolvimento.
Fundado e mantido pelas entidades do livro – ABRELIVROS, CBL, SNEL e editoras -, desde sua fundação, o Pró-Livro apresenta um conjunto de estratégias e projetos destinados a promover a competência leitora, os hábitos de leitura e o acesso aos livros, especialmente voltados à inclusão cultural da população brasileira. Muitos desses projetos tomaram como base os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Pró-Livro ao IBOPE Inteligência. A pesquisa, que está em sua terceira edição, tem como objetivo traçar o perfil atualizado do comportamento leitor do brasileiro - suas preferências, motivações e também os fatores que dificultam o acesso ao livro e a leitura.
Os principais projetos do IPL, desde 2007, quando efetivamente iniciou suas atividades, tornaram-se referência e contribuíram para legitimar sua atuação e presença nos principais eventos do livro e leitura promovidos pelo Governo e entidades do livro. Merecem destaque as ações que seguem abaixo:
Nas Bienais do Livro de São Paulo e do Rio de Janeiro o Pró-Livro revelou uma vocação e tornou-se referência ao promover grandes instalações lúdicas, interativas e educativas voltadas a crianças e adolescentes, inclusive as que possuem necessidades especiais, tendo o livro e a leitura como temas. Marcaram presença, com aprovação do público e mídia, as instalações Biblioteca Viva (2008-SP); Floresta de Livros (2009-RJ); Sítio Pró-Livro (2009-Reatech-SP) e O Livro é uma Viagem (2010-SP e 2012-Maceió).
A Biblioteca Viva, presente na Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2008, teve como principal objetivo cativar o público infantojuvenil para o uso da
biblioteca, despertando seu interesse e curiosidade. Toda a ambientação foi pensada para apresentar o livro e a biblioteca de forma atrativa, com recursos multimídia, espaços temáticos, teatro interativo para contar a história da escrita, do livro e das bibliotecas, oficina do escritor e biblioteca para livre consulta.
Já o projeto A Floresta de Livros foi um grande destaque na Bienal do Rio em 2009. Proporcionou a crianças e adolescentes a oportunidade de se encantar com os livros e narrativas, descobrindo o livro como uma tecnologia contemporânea. A floresta de contos, histórias e sonhos narrados - com árvores falantes, mini-bibliotecas em salas secretas e livros mágicos em telas - ganhou o Prêmio Alfredo Machado por espaço mais bonito da programação cultural e também o prêmio Colunistas Design.
O Sítio Pró-Livro- – instalação acessível montada na Reatech 2009 - também representou essa referência em interatividade com o público: em uma instalação temática, com contação de história, inspirada em Monteiro Lobato, atores se revezavam entre cenário e elementos que criavam sensações no público e, além disso, as crianças podiam tocar nos objetos do cenário, no vestido de baile da Narizinho e ainda interagir com bonecos de mais de um metro de altura. O IPL doou ainda livros em braile ou a versão falada de Reinações de Narizinho, aos visitantes.
Na Bienal Internacional de SP em 2010 o IPL promoveu O livro é uma viagem. A proposta foi criar um ambiente literário mágico e interativo através de um artifício lúdico, em que, nos capítulos de um livro gigante, graças à mídia social imersiva, que faz uso da interação gestual com o cenário, e do teatro interativo, foi possível literalmente colocar a criança dentro do livro e da história. A instalação de livros gigantes foi muito bem avaliada por educadores, pais e especialmente pelas crianças, que tiveram a oportunidade de ver na prática que leitura também é entretenimento.
O IPL também patrocinou em parceria com Fundação Bunge, Fundação Orsa, Instituto Votorantim e Fundação SM, a realização das 3ª e 4ª edições do Prêmio Professores do Brasil - reconhecida iniciativa do Ministério da Educação (MEC). O prêmio contemplou professores de todo o ciclo da educação básica – do ensino infantil ao médio – por seus projetos que ajudam a melhorar a qualidade da aprendizagem, da formação cidadã e da leitura dos alunos.
Outra ação de destaque foi a campanha Mãe, Lê pra Mim?. Inspirada nos resultados da 2ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que revelam ser a mãe a principal incentivadora no processo de ler por prazer, a campanha teve como objetivo valorizar e estimular mães que formam leitores. O IPL captou depoimentos em vídeo de mães e pais, que visitavam a Bienal do
Rio de Janeiro com seus filhos, sobre o estimulo a leitura. Artistas, autores e outros formadores de opinião também deram seu depoimento sobre a contribuição da mãe em seu despertar para a leitura. O vídeo editado foi usado em campanhas de estímulo à leitura e na vinheta Mãe Lê Pra Mim? veiculada pela TV Globo. Além disso, o Pró-Livro, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e PNLL, promoveu a doação de 4 mil livros de literatura infantojuvenil à mães de comunidades das periferias de São Paulo, onde funcionam pontos de leitura.
Em parceria com o MinC, o MEC e o Plano Nacional do Livro e Leitura nos Planos Municipais e Estaduais (PNLL), o IPL promoveu o programa A Leitura e o Livro nos Planos Municipais e Estaduais (PMLL e PELL), lançado no Fórum Nacional Mais Livro Mais Leitura nos Estados e Municípios, em 2010, em Brasília. O Programa tem por objetivo estimular a implantação de planos de livro e leitura nos estados e municípios, por meio de capacitação e assessoria presencial e a distância - fóruns regionais, guia passo a passo, portal e rede social - oferecidas a todas as prefeituras e secretarias de educação e de cultura do País.
Com os dados da nova edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o Pró-Livro continuará a honrar seu compromisso em disseminar a leitura no País, através de iniciativas que procuram melhorar, cada vez mais, o quadro do comportamento leitor do brasileiro.

barbara@joribes.com.br– marcos@joribes.com.br

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