Guaíra realiza campanha de combate à hipertensão

 Foto: Ass Imprensa 
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado no dia 26 de abril em todo país. Para discutir e buscar a prevenção da doença, a Prefeitura de Guaíra em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar), organizou uma programação especial. Entre os dias 23 e 27 de abril, serão promovidas aferições da pressão arterial, palestras educativas, cursos de aperfeiçoamento para profissionais da área, orientações básicas e distribuição de brindes em pontos estratégicos do município. As atividades fazem parte da campanha nacional “Eu sou 12 por 8”.

As enfermeiras Simone Mickos e Cristiane Nonato são as responsáveis pela coordenação da campanha. “Todas as unidades e equipes de saúde se programaram para organizar ações que envolvessem toda comunidade na prevenção das doenças relacionadas à hipertensão”, diz Simone.

As principais orientações da campanha fazem alusão a alterações no modo de vida, principalmente em relação à má alimentação. A campanha envolve também alertas contra o tabagismo, o consumo de álcool, estresse e sedentarismo, fatores responsáveis pelo surgimento da enfermidade.

Para o funcionário público, Adinei Alves dos Santos, a ação estimula a prevenção da doença. “Sei que tenho hipertensão, mas nem sempre afiro. Hoje (23), a minha pressão estava 16 por 9”, diz.

Na terça-feira (24) todos os funcionários da Secretaria de Saúde, estudantes e professores de enfermagem participaram da palestra “Atualização em Hipertensão Arterial e emergências hipertensivas” ministrada pelo neurologista Charlyston Schmitt. O evento foi organizado na Universidade Paranaense (Unipar).

De acordo com a enfermeira e secretária de Saúde, Fernanda Francisco Luiz de Faveri, a hipertensão é uma das principais causas do surgimento de doenças cardiovasculares e da ocorrência de Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Procuramos capacitar nossos profissionais para que eles consigam identificar os pacientes hipertensos. Assim, fazemos um atendimento direcionado para evitar que outras doenças surjam em decorrência da hipertensão”, explana. “Orientando a população de forma adequada sobre a importância dos hábitos saudáveis e do tratamento correto, prevenimos o aumento de casos em nosso município”, completa.

Hipertensão

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), no Brasil, aproximadamente 80% das mortes por AVC e 47% dos infartos acontecem com hipertensos. A hipertensão atinge 30% da população adulta no país.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços