Fundação Telefônica|Vivo lança campanha no dia nacional de combate à violência sexual infantil


Sensibilização e informação sobre o tema, por meio de TV, rádio e mídias sociais, marcam a ação da instituição no dia 18 de maio

São Paulo,  - A Fundação Telefônica|Vivo lança, por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), uma campanha publicitária para sensibilizar a população sobre o tema. A veiculação ocorrerá entre amanhã (10) e 25 de maio, em seis regiões do Estado de São Paulo, por meio de peças destinadas a TV, rádio e internet. Também haverá distribuição de materiais diretamente à população em cinemas, supermercados, padarias e na entrega de pizzas.
A campanha, que também foi realizada durante o Carnaval, faz parte da estratégia do projeto Ação Proteção, de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, que é desenvolvido pela Fundação Telefônica|Vivo desde fevereiro de 2010, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo e com a Childhood Brasil. “O objetivo é desmistificar a questão, esclarecer as pessoas e orientá-las a denunciar de forma responsável”, afirma Gabriella Bighetti, diretora de Programas Sociais da Fundação Telefônica|Vivo.
Assinada pela Young & Rubicam, a campanha prevê a veiculação de dois filmes para TV de 30 segundos cada, criados em formato de animação. Com o objetivo de afirmar que todas as crianças precisam de proteção, as histórias mostram como é fácil atraí-las e como a violência sexual lhes rouba a infância. Ao final dos vídeos, é destacado o site www.acaoprotecao.com.br como um dos acessos à rede de proteção.
Os filmes de TV serão veiculados nas principais redes de comunicação das seis regiões participantes do projeto: Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, região de Presidente Prudente, de São José do Rio Preto, Baixada Santista e Litoral Norte. Na Capital, a campanha entrará na grade da TV Cultura, que contará ainda com a produção de programetes especiais com a turma do Cocoricó. E haverá programetes de rádio de um minuto a serem veiculados nas emissoras de maior audiência.
A campanha prevê, ainda, ações de relacionamento na Internet. Os principais influenciadores nas mídias sociais (Twitter e blogs) serão estimulados a colocar o tema em pauta, mobilizar usuários em prol da causa e divulgar a hashtag do projeto: #redeacaoprotecao.
Ações diretas
A Y&R desenvolveu peças diferenciadas para as ações diretas com a população, sempre com mensagens que orientam o público a denunciar casos de exploração e abuso sexual infantil junto ao Disque 100 ou ao Conselho Tutelar de cada cidade. Foi criada uma caixa para embalar as pizzas compradas para entrega em casa, que será acompanhada de um pirulito com a mensagem “Um estranho entregou isso para você, mas poderia ter sido para seu filho”.
Em supermercados do litoral, haverá embalagens fictícias de bebidas com a advertência “Tem coisa que não é para criança”. Nas padarias, haverá sacos de pães com orientação sobre como denunciar a violência e, nos cinemas de alguns shopping centers, serão exibidos os filmes da campanha com a distribuição de brindes e informativos, durante duas semanas.
Em apoio a algumas ações de mobilização já desenvolvidas pelos municípios, a Fundação levará ainda bicicletas ecológicas para algumas cidades, onde os usuários, ao pedalarem, irão gerar energia para a produção de algodão doce. Ao final da atividade, as pessoas serão presenteadas com o doce que elas mesmas produziram e um folheto da campanha.
Fortalecimento de redes
Além de realizar campanhas publicitárias, o projeto Ação Proteção promove a articulação, capacitação e o fortalecimento das redes de atores sociais que trabalham com a problemática nos 30 municípios participantes. Isso ocorre a partir da mobilização de representantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, como conselhos tutelares, conselhos de direitos, secretarias de assistência social, educação, saúde e cultura, entre outros.

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