Entrevista: Estado quer trocar tramitação em papel por formato digital
Florianópolis,


O Governo de Santa Catarina quer eliminar a utilização de papel em boa parte dos processos administrativos do Estado. Para tanto, vai utilizar parte dos R$ 10 milhões obtidos nesta quarta-feira, dia 9, em convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para adquirir uma certificação digital. O novo recurso permitirá que documentos enviados por meio da internet tenham validade judicial.
O sistema deve eliminar consideravelmente os custos da tramitação de processos dentro do Governo, tanto para envio dos protocolos, que não terão mais que ser enviados por meios físicos (correios ou outros sistemas de entrega), quanto pela economia de papel. “Só a nossa última licitação para compra desse material atingiu R$ 4 milhões. Se conseguirmos reduzir pela metade, vai gerar uma economia considerável aos cofres públicos”, explica o secretário de Estado da Administração, Milton Martini.


Mais agilidade
Hoje, a tramitação das ações das 36 regionais - das outras secretarias também - é feita com papel, o que faz com que os documentos oficiais tenham que ser enviados por correio de uma das secretarias de Desenvolvimento Regional para a secretaria central a que o projeto seja ligado, como Infraestrutura, Planejamento, Educação ou Fazenda, por exemplo. “O que pode levar dias, ou semanas, até que o documento cheque ao destino e seja protocolado”, conta Martini. Ainda que geograficamente mais próximas, o trabalho deve ser agilizado também dentro das secretarias centrais. “O que levava dias vai poder ser feito em minutos pela internet”, completa o secretário.

“A questão da gestão, da redução de custos, da eficiência da máquina e da prestação de serviços com mais qualidade é o grande desafio e uma das nossas prioridades. Esses recursos vão potencializar os trabalhos que já estamos desenvolvendo nesse setor”, afirmou o governador Raimundo Colombo na assinatura do convênio com o BNDES.

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