Encenação da Batalha do Jenipapo amanhã traz inovações

Na tarde de amanhã, 13, em Campo Maior, a mais sangrenta das batalhas será encenada por atores piauienses. Comemorada anualmente pelo Governo do Estado, a Batalha do Jenipapo se deu pela Independência do Brasil.

Organizada pelaFundação Cultural do Piauí – Fundac, a encenação é um dos pontos altos da programação, e este ano traz diversas novidades. “A primeira mudança é no roteiro, que foi feito por Bernardo Aurélio e adaptado pelo diretor de Ações Culturais da Fundac, Franklin Pires”, revela Luciano Brandão, coordenador de Artes da Fundação Cultural do Piauí.

Ao invés de segmentado em acontecimentos em Parnaíba, Oeiras e Campo Maior, o espetáculo será somente em Campo Maior. Também serão incorporados animais vivos. "O figurino foi pensado para exaltar a coragem do povo campo maiorense, com uso de texturas e tons terrosos", explicou Danilo França, coordenador de Eventos da Fundac. Já a sonoplastia, assinada por Márcio Britho, enfoca o drama vivido durante o período. "A sonoplastia foi reformulada e tentamos emocionar e passar a tensão que as cenas necessitam. Estão sendo usadas peças musicais de grandes artistas, e tudo foi pesquisado para transportar o público ao momento da batalha", afirmou Márcio.

Ao todo serão 60 atores participando da encenação, que ocupará não apenas o espaço tradicional, mas o monumento da Batalha do Jenipapo também será palco para a encenação. “Queríamos criar algo grandioso, que demonstrasse a importância desse evento, e usando o monumento que homenageia esses heróis piauienses que foram mortos faz parte disso”, completou Luciano Brandão.

Outra novidade será a música ao vivo, que complementará a trilha sonora da encenação. “Tanto no momento da luta durante a Batalha como no final do espetáculo a cantora lírica Gislene Danielle irá cantar”, disse o coordenador de Artes.

"Será um momento para celebramos o que esses herois fizeram pelo nosso país", concluiu Luciano.



PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA DO 189º ANIVERSÁRIO DA BATALHA DO JENIPAPO 2012

12h - Missa em Ação de Graças
Local: Catedral de Santo Antônio

14h - Culto em Ação de Graças
Local: Primeira Igreja Batista de Campo Maior
Endereço:Rua Siqueira Campos

16h - Solenidade Cívico Militar em Comemoração aos 189 anos da Batalha do Jenipapo
•Entrega da Medalha “Heróis do Jenipapo”
•Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí
•Desfile Militar
•Apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”
Local: Monumento Heróis do Jenipapo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços