Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Seleção de Conjunto volta aos treinos

 
Seleção de Ginástica Rítmica de Conjunto começa a treinar na próxima segunda (12)
Equipe de 11 atletas, sendo sete estreantes, chega a Aracaju (SE) no domingo (11)
Santo André (SP) - A próxima semana vai marcar o início do trabalho da nova Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto. O grupo de 11 atletas formado no último sábado (3), após seletiva da Confederação Brasileira (CBG), se reúne em Aracaju (SE) no domingo (11) e começa a treinar na segunda-feira (12). Serão dois treinos às segundas, terças, quintas e sextas, com duração de quatro horas pela manhã e quatro à tarde, e apenas um às quartas e sábados.

Quatro atletas escolhidas para representar o País em 2012 já integravam a equipe no ano passado: Bianca Mendonça, Débora Falda, Jéssica Maier e Dayane Amaral. As estreantes são Amanda Pfleger, Beatriz Pomini, Bruna Bialecki, Carolina Garcia, Fabielle Cassol, Isabelle Andriotto e Mayara Gmach. "Conseguimos formar um grupo homogêneo, com ginastas que têm o mesmo perfil. A média de altura é boa, mais ou menos 1m65. Elas têm biotipo ideal e todas apresentaram ótima capacidade física", avaliou a técnica da Seleção, Camila Ferezin.

Inicialmente, como é de costume para uma seleção de conjunto, a treinadora se concentrará em unificar os movimentos das ginastas, tarefa fundamental para dar base à sequência do trabalho. "Conjunto é sintonia, desde o aquecimento até o alongamento final. Então, o primeiro passo é a padronização dos movimentos, como lançamento e troca de aparelhos entre elas. Essa é a parte mais difícil, porque elas já vêm moldadas de seus clubes."

No primeiro semestre, a Seleção disputará duas etapas da Copa do Mundo - em maio, no Uzbequistão, e em julho, na Bielorrússia - além do Meeting Internacional de Ginástica Rítmica, em junho, no Brasil. Para essas competições, Camila Ferezin utilizará as mesmas séries apresentadas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, que renderam três medalhas de ouro: uma no geral e outras duas nas coreografias (cinco bolas; e três fitas e dois arcos). "A ideia, se tudo der certo, é competir com as quatro ginastas que já eram da equipe, mais duas meninas novas", explicou a treinadora.

Camila Ferezin destacou duas atletas que já têm experiência internacional e devem contribuir bastante com o Conjunto. "A Beatriz Pomini e a Carolina Garcia eram da Seleção Individual Juvenil e já competiram fora do Brasil algumas vezes. As duas tiveram boa base desde muito novas e estão em um nível alto. Será o primeiro ano delas na categoria Adulta e tenho certeza de que serão importantes."

A partir de julho, a técnica da Seleção Brasileira começará a trabalhar as coreografias que serão utilizadas nos campeonatos de 2013 e 2014. A Federação Internacional (FIG) determinou que, durante esses dois anos, as seleções apresentarão uma série com cinco maças - no lugar das cinco bolas - e outra com três bolas e duas fitas - no lugar de três fitas e dois arcos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços