Deputada sugere ação nacional para atender pessoa com deficiência

A deputada Flávia Morais (PDT-GO) sugeriu há pouco a adaptação de todas as agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para atender pessoas com deficiência. Em Goiás, disse ela, a experiência deu certo. O atendente do Sine não só busca conhecer a necessidade do candidato a uma vaga como o acompanha dentro da empresa, para que ele seja tratado com dignidade.
Ainda segundo Flávia, o dinheiro arrecadado com multas a empresas é investido em cursos de qualificação. "A pessoa com deficiência é uma pessoa de direitos e deve estar ocupando todos os espaços com dignidade e respeito", disse a parlamentar.
Ela participa de audiência que discute as relações de trabalho na perspectiva das pessoas com deficiência. A reunião faz parte de um ciclo de debates sobre trabalho decente promovido pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.
O presidente da comissão, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), que sugeriu o ciclo, disse que a comissão poderá elaborar um documento com a sugestão ao Ministério do Trabalho e Emprego. Na reunião, a auditora fiscal da Secretaria de Inspeção do Trabalho do ministério, Fernanda Maria di Cavalcanti, apoiou a ideia e disse que sua equipe já se propôs a treinar e capacitar o pessoal que faz atendimento no Sine. "Não é qualquer atendimento. É preciso saber as necessidades da pessoa com deficiência", observou.
Segundo Fernanda Maria, entre 2005 e abril deste ano, 181 mil pessoas com deficiência foram incluídas no mercado de trabalho por ação direta da fiscalização.
A reunião ocorre no Plenário 12.
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Westphalem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços