Ciclo de debates reúne pastores e líderes religiosos

 
Pastores e representantes de diferentes igrejas e comunidades religiosas da cidade se reuniram no Salão Nobre da Prefeitura de Brusque na manhã desta sexta-feira, 11, para participar de mais uma etapa do Ciclo de Debates – um espaço de discussão organizado pela Administração Municipal para tratar sobre assuntos relacionados ao município. O encontro teve início às 8h, com um café da manhã, e contou com a presença do prefeito Paulo Eccel e de secretários municipais.

Um dos objetivos da reunião foi estender aos líderes religiosos o convite para que seja firmada uma parceria com o poder público em dois projetos que serão implantados no município em breve. Eccel destacou que a intenção é unir o trabalho técnico oferecido pela Prefeitura às ações sociais que já são desenvolvidas pelas igrejas em favor de pessoas desabrigadas e dependentes químicos. “Muitas pessoas são atendidas pelas igrejas e sabemos do bom trabalho que tem sido desempenhado. Queremos somar nossas forças”, ressaltou o prefeito.

O primeiro projeto apresentado aos pastores é voltado à área de acolhimento e auxílio aos moradores de rua. A secretária de Assistência Social e Habitação, Tatiani Cervi Nuss, explica que a Prefeitura está sensível à causa das pessoas que passaram por rompimento familiar e já estuda a implantação de uma Casa de Passagem. “Esperamos que esta parceria com as igrejas contribua para a humanização do atendimento”, acrescentou. O grupo aproveitou a ocasião e solicitou um espaço para desenvolver atividades de apoio aos futuros usuários do serviço.

Já o segundo convite foi para que a comunidade religiosa auxilie e dê sugestões na definição dos trabalhos do novo Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas. O secretário de Saúde, Luis Fernando Sanni, explica que o modelo de atendimento já é definido pelo Ministério da Saúde e conta com uma equipe especializada envolvendo clínico geral, psiquiatra, terapeuta ocupacional, enfermeira, educador físico, dentre outros, mas a oferta de serviços pode ser incrementada com os trabalhos que já são oferecidos pelas igrejas aos dependentes químicos.

Ao término do encontro, foram formadas duas comissões que irão integrar pastores e funcionários da Prefeitura visando a elaboração de documentos que norteiem os trabalhos. “Esta é uma reunião histórica. Demos passos extraordinários nessa manhã. A presença de vocês aqui e sua disposição em ajudar contribui muito para nossa cidade”, avaliou Eccel. O próximo encontro das comissões ficou agendado para o fim de maio

Texto e fotos: Eduardo Pereira/SECOM


 
r
 
space

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus