Capes recomenda mestrado em engenharia mecânica na UEM

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recomendou a criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, na Universidade Estadual de Maringá, para ter início ainda neste ano. A recomendação foi dada pelo Conselho Técnico Científico (CTC), da Capes, órgão do Ministério da Educação (MEC). Com este, a UEM passará a ter 34 cursos de mestrado.
O novo programa de pós-graduação envolverá professores dos departamentos de engenharia mecânica, engenharia química, além do Departamento de Física, e será vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica, do Centro de Tecnologia (CTC), da UEM.
O programa terá duas áreas de concentração: ciências térmicas e materiais; e processos de fabricação, que abrigam, cada uma, duas linhas de pesquisa: métodos computacionais em fenômenos de transporte; e análise energética de equipamentos e sistemas térmicos; e materiais metálicos e materiais não-metálicos.
Conforme parecer da Capes, as áreas de concentração escolhidas têm afinidade com o parque industrial instalado na região de Maringá, que possui muitas empresas de médio e pequeno porte voltadas para o ramo metal-mecânico, de processamento de polímeros e da agroindústria, especialmente usinas de álcool e açúcar. Por causa disso, atesta o órgão do MEC, “verifica-se uma demanda crescente, não só em nível local, por pessoal qualificado e na implementação de tecnologias no que diz respeito ao processamento e caracterização de materiais de engenharia, assim como na geração e aproveitamento de energia”.
Ainda de acordo com o parecer final da Capes, a proposta de criação do Programa “apresenta indicadores de compromisso institucional e infraestrutura adequada, constituída por biblioteca, acesso a recursos on-line e laboratórios”. Ainda segundo a Capes, “a dimensão do corpo docente corresponde aos parâmetros mínimos exigidos e existem indicadores de regularidade na produção científica dos professores permanentes e capacidade para a obtenção de financiamento às pesquisas”.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Mauro Ravagnani, o mais novo curso de mestrado acadêmico, na área de Engenharias III, deverá ter início no segundo semestre de 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços