Anomalias dentofaciais podem ser tratadas na infância

Aparelhos ortodônticos redirecionam crescimento dos ossos faciais das crianças, garantindo a funcionalidade e estética da boca.


Qualquer pessoa deseja ter um corpo bonito e saudável. Com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos é possível atingir este objetivo. Mas isto não basta para ser saudável. A saúde bucal também deve estar em dia, já que tudo o que acontece na boca se reflete no restante do organismo. O ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler exemplifica. “Se os dentes estão posicionados de forma incorreta ou tem cáries, certamente a mastigação será comprometida. A mastigação deficiente prejudica a digestão e a saciedade, favorecendo a ingestão de mais comida do que o necessário. O resultado é a obesidade e suas consequências maléficas para o corpo”, explica.

Os problemas bucais afetam a auto-estima, a estética facial e a saúde geral do organismo e a prevenção é o melhor caminho para evitá-los.  O primeiro passo para manter o boca saudável é caprichar na escovação. “A escovação deve durar pelo menos dois minutos, tempo que raramente é atingido pelos adultos. Os movimentos devem ser suaves e curtos e é preciso ter atenção com a gengiva, os dentes difíceis de alcançar e as áreas ao redor das restaurações. É importante lembrar que todas as superfícies dos dentes devem ser escovadas”, recomenda.

A escovação também deve contemplar a língua, local onde as bactérias gostam de ficar alojadas. A escova deve ter cerdas macias e ser trocada quando estiver desgastada ou a cada três meses. As escovas de cabeça pequena são as mais recomendadas, pois alcançam todas as regiões da boca, removendo a placa bacteriana e os resíduos alimentares de maneira mais eficaz. “O uso do fio dental deve ser diário, pois ele retira as sujeiras que ficam entre os dentes e evitam doenças que afetam a gengiva”, observa Gerson, que atua na equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial.

Uma boa higiene bucal garante dentes limpos, saudáveis, hálito agradável e gengiva rosada, sem    sangramentos ou dor. Só a escovação e o uso do fio dental não são suficientes para assegurar que a boca seja saudável. “É fundamental ir ao dentista regularmente para analisar as condições bucais e tratar qualquer alteração. O posicionamento incorreto e demais anomalias dentofaciais podem ser tratadas com o uso do aparelho ortodôntico, uma alternativa amplamente utilizada atualmente, que proporciona ótimos resultados e possui preço acessível”, afirma.

Gerson ressalta que o aparelho ortodôntico pode ser usado em qualquer idade, com ressalva apenas para as crianças, que devem estar na fase de crescimento adequada para este tipo de tratamento. “O acompanhamento profissional deve ser feito a partir dos quatro anos de idade, mas efetivamente o uso do aparelho ortodôntico normalmente é feito por volta dos sete anos, quando grande parte dos dentes permanentes já nasceu. A amamentação, alimentação, fatores hereditários, uso de chupeta e mamadeira e problemas respiratórios tem grande influência sobre as arcadas dentárias”, aponta.

O especialista esclarece que o desenvolvimento inadequado das arcadas dentárias é o principal motivo do uso do aparelho ortodôntico, pois o crescimento e o posicionamento dos dentes ficam comprometidos. “A respiração bucal é responsável por severas anomalias dentofaciais, assim como uma alimentação pobre em fibras e alimentos duros, a ausência de estímulos provocados pela amamentação e maus hábitos como chupar dedos e chupeta. Estes fatores causam danos aos ossos faciais e aos arcos dentários”, ressalta Gerson, especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares.

A escolha do aparelho ortodôntico infantil é feita de acordo com o problema a ser tratado e as características psicológicas da criança, para evitar complexos e constrangimentos. “A vantagem do uso precoce do aparelho é a possibilidade de redirecionar o crescimento incorreto dos dentes, das arcadas dentárias e dos ossos da face. O ideal é consultar um ortodontista que também seja da área da ortopedia funcional dos maxilares, pois este campo tem como objeto todas as funções da boca – a respiração, mastigação e deglutição. O profissional avalia se a musculatura e todos os elementos que compõe a boca estão nas condições adequadas para exercer estas funções”, acrescenta.

Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Site: http://www.kohlerortofacial.com.br

Blog: http://gersonkohler.wordpress.com

E-mail: kohler1@uol.com.br

Fone: 41 3224.4883/3013-0183

Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.



Imagens relacionadas






Doutor Gerson Köhler
Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços