Evento em Maceió capacita gestores de escolas da rede municipal de ensino

por ONU Brasil
Ana Dayse Dorea fala da importância da Gestão Escolar para a educação de Maceió. Foto: SECOM Maceió/Pei Fon
Ana Dayse Dorea fala da importância da Gestão Escolar para a educação de Maceió. Foto: SECOM Maceió/Pei Fon
As múltiplas dimensões da gestão escolar são o tema do seminário realizado em Maceió (AL), nesta semana, pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O evento, que segue até a próxima sexta-feira (2), visa capacitar gestores de escolas da rede municipal de ensino, além de compartilhar boas práticas e refletir sobre o pacto de gestão – documento que compactua metas entre gestores e a secretaria.
Entre os temas em debate estão a resiliência escolar como fator de desenvolvimento educacional, o enfrentamento de conflitos que influenciam o clima escolar, a administração eficiente, a importância da organização para bons resultados e a gestão no âmbito da base comum curricular. As palestras e os painéis de apresentação e debate são liderados por especialistas da área.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, destaca a importância da capacitação para o bom funcionamento das escolas. "A escola é feita de professores, de trabalhadores, mas ela precisa ter gestão. Por isso, fazemos eleição para escolher diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos. No entanto, ninguém nasce sendo gestor. Por isso, estamos trazendo pessoas muito experientes para falar sobre o que é a gestão escolar e para contar experiências de sucesso", explica.
Para o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, capacitar a comunidade escolar é fundamental. “Todo conhecimento e capacitação repassados para quem faz nossas escolas é um ganho para todos: professores, estudantes e pais de alunos. Todo mundo sai ganhando, todos melhoram a partir de uma gestão de excelência. É isso que buscamos: crescer sempre”.
A coordenadora-geral do projeto SEMED/PNUD, Rita Ippolito, concorda. "Estamos apostando na capacitação desses servidores e, ao longo dos anos, estaremos colhendo muitos resultados positivos, que só são possíveis quando combinamos gestão escolar e projeto pedagógico. Assim, sabemos que vamos atingir nosso objetivo principal: o aprendizado das crianças", afirma.
A SEMED e o PNUD mantêm um acordo de cooperação técnica desde 2014, com foco em pesquisa, diagnóstico e apresentação de novas propostas pedagógicas para a educação nas várias modalidades de ensino no município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços