Sanepar aumenta em 9% a produção de água no Litoral

Em 30 dias de Operação Verão, a Sanepar superou a quantia de 2,24 bilhões de litros de água produzidos para atender as cidades de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Morretes e Guaraqueçaba. Isto representa 9% a mais de água distribuída aos veranistas em relação ao mesmo período do ano passado. O pico de produção foi na virada do ano quando foram produzidos por dia 95 milhões de litros.
Além da distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, a Sanepar retirou das praias, até 15 de janeiro, 321 toneladas de lixo jogado de forma inadequada pelos veranistas. Em comparação ao primeiro mês da Operação Verão passada, houve diminuição de 27% de lixo coletado.
“Esta redução significa que todo o trabalho de educação ambiental promovido pela Sanepar está dando resultado positivo, com a conscientização das pessoas em não jogar lixo na praia”, disse o gerente-geral da Sanepar para a Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, Antônio Carlos Gerardi, nesta terça-feira (22), em entrevista coletiva sobre o balanço de 30 dias da Operação Verão.
Desde 21 de dezembro, a Sanepar realiza a coleta de duas maneiras. Durante o dia, 78 trabalhadores percorrem 48 quilômetros de faixa de areia nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná retirando manualmente o lixo. A partir das 21h, seis máquinas saneadoras fazem o serviço de higienização da areia. No total, 104 pessoas atuam neste serviço até o término da Operação Verão.
CHUÁ – Neste primeiro mês, a Sanepar registrou cerca de 105 mil atendimentos com as duchas ecológicas instaladas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. É o dobro do mesmo período da temporada anterior. Ao longo da orla foram instaladas em torno de 50 duchas em dez pontos fixos.
De acordo com a companhia, o Projeto Chuá tem pegada ecológica porque as duchas retiram água do lençol freático, que é tratada com pastilha de cloro para ser utilizada pelos banhistas. Esta água não é potável, por isso é também uma medida de economia de água, já que as pessoas podem tirar a areia do corpo antes de ir para casa.
CADEIRAS ANFÍBIAS – O Projeto Praia Acessível fez neste período 219 atendimentos. As cadeiras anfíbias tornam possível um banho seguro para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. O projeto é desenvolvido em parceria pela Sanepar e Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.
As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Com capacidade para suportar até 120 quilos, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura.
Nas praias, uma equipe capacitada auxilia as pessoas em seu uso. As equipes de atendimento receberam treinamento especializado da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.
EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL – Equipes da Sanepar também envolveram mais de 18 mil pessoas em atividades de educação socioambiental, promovendo atividades lúdicas com os veranistas, com jogos e brincadeiras sobre água, e abordando temas como esgoto, biodiversidade do Litoral e resíduos sólidos. O ônibus EcoExpresso, que tem maquete dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, já registrou 954 visitas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus