Deficientes visuais dão aula de superação na Oficina de Música

Superação e inclusão são conquistas de alguns estudantes da 36º Oficina de Música de Curitiba, que primeira vez colocou na grade pedagógica cursos para pessoas com deficiência visual e física. Trinta e três cegos estão participando das aulas de Fundamentos do Sistema Braille e da Musicografia Braille e de Elementos do Som e da Apreciação Musical, ambos com o músico Luiz Amorim, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC).
“Nos sentimos acolhidos pela Oficina de Música e recebemos muito afeto, pois entenderam nossas limitações pela acessibilidade e temos ajuda desde que saímos do ônibus até no almoço. Tudo para dar conforto e tranquilidade”, comentou o Amorim, que também é deficientes visual.
As aulas inclusivas começaram na terça-feira (22/1) e vão até este sábado (26/1). Com a intensão de dar apoio aos alunos e melhorar o aproveitamento das aulas, cinco voluntários inscritos na Oficina reforçam a estrutura.
A atriz curitibana Helen Hamada, aluna de Elementos do Som e da Apreciação Musical, buscou o curso para complementar os estudos. “Sempre tive um pezinho na música, mas agora estou tentando ser uma multiartista. O curso ajuda muito e as aulas são produtivas”, afirmou Helen.
As aulas possibilitam à professora de música Simone Miranda compreender melhor o processo de escuta dos alunos. “O professor Luiz Amorim é ótimo e usa a mesma linguagem que os alunos. A Oficina de Música está de parabéns”, disse.
Para Amorim, o processo de inclusão acontece pela interação entre os cegos e os demais alunos da Oficina. “As pessoas sem deficiência, seja a equipe de produção, seja quem está passando pelo local, aprende a conviver com a diversidade humana. Não existe só um tipo de ser humano, existem vários e a pessoa que não enxerga é um desses tipos que têm ficado a margem.”
Nesta edição da Oficina de Música também aconteceram oficinas de percussão especial em duas Unidades de Acolhimento Institucional (UAI).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços