quarta-feira, 20 de abril de 2016

PF investiga esquema de fraudes em licitações no município de Foz do Iguaçu


PF investiga esquema de fraudes em licitações no município de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu/PR – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (19/4) a Operação Pecúlio, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por crimes contra a Administração Pública, principalmente por fraudes em processos licitatórios no município de Foz do Iguaçu. 

Cerca de 250 policiais federais, 23 servidores da Receita Federal e 14 da CGU cumprem 4 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária, 19 conduções coercitivas e 51 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados, órgãos públicos e em empresas supostamente ligadas à organização criminosa.

As investigações foram iniciadas há dois anos, quando ficou constatada a existência de indícios de ingerências de gestores do município, de forma direta e indireta, em empresas contratadas para prestação de serviços e realização de obras junto à Administração Municipal. Para essas obras, foram direcionadas quantias milionárias de recursos públicos federais (PAC e outros), bem como em empresas contratadas para prestar serviços ao Sistema Único de Saúde – SUS.

Os investigados responderão pelos crimes de peculato, corrupção passiva e corrupção ativa, prevaricação, crimes à lei de licitações e organização criminosa. Se condenados os envolvidos podem pegar penas de mais de vinte anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário