Prefeito Barbosa Neto inaugura 39ª horta comunitária em Lerroville


Vinte e oito famílias serão beneficiadas com a horta que, além de consumir, poderão comercializar  hortaliças
A população de Lerroville recebeu, na tarde de ontem (7), a 39º Horta Comunitária implantada pela Prefeitura de Londrina. A entrega foi feita prefeito Barbosa Neto, no programa Hortas Comunitárias.

Estiveram presentes, a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, os coordenadores do Programa Municipal de Hortas Comunitárias, Gabriel Benáglia e Carlos Eikiti Kirooka, o assessor da Secretaria de Agricultura, Pastor Kia Santana, que na ocasião ministrou uma bênção à nova horta,  e o líder comunitário Manoel Ximenes - o Manezão, entre outros.

Barbosa Neto destacou os benefícios que a atual administração trouxe para o distrito, como a implantação da Academia ao Ar Livre, o Parque Infantil  e o recapeamento da rodovia João Mendes que liga o distrito de Lerroville a Tamarana.

O prefeito anunciou também as próximas ações. “Tenho certeza que muitas pessoas vão abençoar as ações que ainda estão por vir aqui, como a construção do campo de futebol, a quadra de vôlei de areia e uma grande estrutura com pista de skate, pista de caminhada, a quadra poliesportiva, dentro de um complexo a ser inaugurada ainda este ano”, prometeu. 

Barbosa anunciou ainda a construção de uma creche, antigo sonho da população, a ser construída ainda este ano, com capacidade de atender 200 crianças.

Barbosa Neto agradeceu o apoio de toda a população, em especial ao Edno Felizardo e à dona Érica, que cederam a energia, e ao Deoclécio Massoni ,que cedeu a água do poço, o que foi decisivo na implantação da horta.

A Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, lembrou a primeira reunião feita no Distrito para a implantação da horta. “A comunidade pediu e a horta está aí. Mas também porque a população se empenhou, trabalhou com toda a nossa equipe. O prefeito cobrou e a população ganhou”, disse.

Marisol destacou também a importância da horta para produção de alimentos saudáveis e o que a comunidade pode fazer com o que não for consumido.  “O excedente pode e deve ser comercializado, porque produtos são  alimentos seguros. Sem uso de agrotóxico, é difícil  encontrar. Esta é uma oportunidade de levar saúde para a população. Alimento de qualidade em quantidade suficiente”, finalizou.

A 39ª horta tem 28 canteiros distribuídos em 574 metros quadrados de terreno. Foram plantados vários tipos de hortaliças como a alface crespa e americana, cebolinha, almeirão e rúcula. Vinte e oito famílias serão beneficiadas com o programa.  Cada família é responsável por cuidar de um canteiro que mede em média 14 metros quadrados.

O Programa Hortas Comunitárias é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e beneficia diretamente mais de 10 mil pessoas, entre familiares que cuidam do cultivo dos canteiros, alunos do ensino municipal das escolas, que já dispõem das hortas, e também os 3º e 4º distritos policiais de Londrina.

No programa, a Prefeitura viabiliza a aração da terra, adubação inicial com esterco, encanamento da água utilizada para irrigação das hortaliças e as mudas iniciais. A continuidade do plantio e manutenção da horta fica a cargo da comunidade que pode consumir, doar ou vender as hortaliças cultivadas.

A nova horta fica na rua Antônio Cardoso Pereira, esquina com Ângelo Basso, no distrito de Lerroville.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade