Saúde leva testes rápidos à população em situação de rua


Foto: Cristine Rochol/PMPA
Atividade ocorre neste sábado, das 9h às 14h, no Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina
Atividade ocorre neste sábado, das 9h às 14h, no Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina
A prefeitura oferece testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C pela unidade móvel do projeto Fique Sabendo. Neste sábado, 29, o trabalho é voltado à população em situação de rua, das 9h às 14h, no Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina, próximo à avenida João Pessoa, 325, no Centro, em parceria com a ONG Prato Feito na Rua. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o serviço inclui distribuição de preservativos, orientações e dicas de prevenção. Em caso de chuva forte, a programação pode ser cancelada.
A equipe é composta por servidores municipais da área da saúde, que irão investigar também a presença de pacientes com sintomas de tuberculose, além da realização de exames e atividades educativas. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes de infeções sexualmente transmissíveis sai em apenas 30 minutos, em dois consultórios de atendimento.
O objetivo do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. "A ideia ainda é que as pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida", informa a coordenadora da área de Infeções Sexualmente Transmissíveis/Aids da SMS, Marina Dias. A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual.
A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações.


/saude
Texto de: Vanessa Conte
Edição de: Denise Righi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços