Vacinação de crianças segue até esta sexta-feira na Capital


Foto: Cristine Rochol / PMPA
Cobertura vacinal para poliomielite de crianças com até um ano é de 62,56%
Cobertura vacinal para poliomielite de crianças com até um ano é de 62,56%
Crianças de até um ano de idade fazem parte do grupo de menor cobertura vacinal da campanha contra sarampo e poliomielite em Porto Alegre. Dados parciais do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde dessa quarta-feira, 26, apontam que a cobertura vacinal dessa faixa etária para poliomielite é de 62,56%.

O número é inferior às demais idades da campanha, chegando a 82,05% em crianças de dois anos, 86,83% na faixa dos três anos e 84,95% em crianças de quatro anos de idade. No que se refere ao sarampo, os números são semelhantes. A cobertura vacinal de crianças até um ano fica em 60,79%, subindo para 81,53% em crianças de dois anos, 86,80% na faixa dos três anos e 84,23% em crianças de quatro anos.

Na última sexta-feira, 21, prefeitura confirmou a prorrogação da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite até esta sexta-feira, 28, somente nas unidades de saúde que não atingiram 95% de cobertura do público-alvo até o momento. Confira a lista ao final da matéria.
A ideia, agora, é tentar uma interação maior junto à Secretaria Municipal de Educação (Smed), buscando as crianças nas escolas de educação infantil e fortalecendo a busca ativa dos agentes comunitários junto ao público infantil. O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, destaca que medida pretende ampliar a cobertura vacinal, principalmente de crianças entre um e dois anos. “Se levarmos em conta a avaliação por idade, temos 62% de cobertura para crianças de menos de dois anos de idade para a poliomielite e 60% para o sarampo”, salienta Hazheim.
Em números gerais da faixa etária da campanha, a cobertura de vacinação chegou a 78,3% para poliomielite e 77,49% para sarampo. O número de doses aplicadas durante a campanha chega a 50.511 vacinas contra sarampo e 51.038 doses contra poliomielite. A meta estimada pelo Ministério da Saúde em Porto Alegre é de pelo menos 61,9 mil crianças de 1 a menos de 5 anos, que correspondem a 95% das 65.181 estimadas como população-alvo pelo ministério.


/vacinacao
Texto de: Vanessa Conte
Edição de: Andrea Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços