Fasc realiza cadastro único volante em condomínio na Restinga


Nesta sexta-feira, 28, a partir das 9h, será realizada a segunda edição do Cadastro Único Volante, iniciativa da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e Ministério Público, que tem o objetivo de atualizar e fazer o cadastro (instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais). Equipes de entrevistadores sociais da Fasc farão a consulta, triagem e a aplicação dos questionários para os moradores do Condomínio Residencial Jardim Belize, na rua 7197, nº 67 - Portão A, bairro Restinga, que contempla 760 unidades residenciais. As ações serão desenvolvidas no ônibus do Ministério Público, que estará em frente a entrada do condomínio. O atendimento será das 9h às 16h. 
De acordo com a coordenadora do Cadastro Único da Fasc, Heloísa Saldanha Lauenstein, a ação tem o objetivo de suprir a demanda nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), locais onde a população acessa o serviço para realizar o cadastro. “Com o ônibus volante levaremos o serviço nas regiões, ampliando a capacidade de atendimento para a população”, explica. 
O Cadastro Único é o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, como o Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada entre outros. Funciona como porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas. 
Além das atividades nos 22 Cras, equipes da Fasc também realizam atendimento volante, que são ações cadastrais de forma descentralizada em unidades públicas do município, na rede assistencial ou em espaços comunitários. Porto Alegre possui mais de 100 mil famílias cadastradas (aproximadamente 300 mil pessoas). 
As ações seguirão conforme a demanda averiguada pelas equipes da Fasc. A próxima será no dia 10 de outubro, na Unidade de Saúde Milta Rodrigues, rua Comendador Eduardo Secco, nº 4B, bairro Jardim Carvalho.


/assistencia_social
Texto de: Gladis Ybarra
Edição de: Andrea Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços