Escolas da rede municipal recebem serviço de portaria


Foto: Manoelle Duarte / SMED / PMPA
Iniciativa pioneira, que começa nesta segunda, conta com 112 profissionais
Iniciativa pioneira, que começa nesta segunda, conta com 112 profissionais
O serviço de portaria para as 56 escolas municipais de ensino fundamental de Porto Alegre começa nesta segunda-feira, 1º. Prestado por meio de empresa terceirizada, o trabalho será realizado de segunda a sexta-feira, em 12 horas diárias – dois postos de seis horas – em horários a serem definidos pela direção de cada unidade. A iniciativa é pioneira nas escolas da rede municipal de ensino e, inicialmente, são 112 profissionais contratados.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) emitiu a ordem de início do serviço na quinta, 27, e, nesta sexta-feira, 28, promoveu um evento de acolhida e breve formação no auditório do 6º andar da secretaria, com a participação dos secretários de Educação, Adriano Naves de Brito, e de Segurança, Claudia Cristina Santos da Rocha, do chefe de equipe operacional da Guarda Municipal, Franklin Santos, e de membros da gerência Administrativa e do setor de Desenvolvimento de Pessoas da Smed.
“A presença de porteiros e porteiras será muito importante para o apoio às equipes diretivas das escolas. A ideia é que esses profissionais criem vínculo com a comunidade escolar”, explicou o secretário Adriano Naves de Brito. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança. “As escolas continuarão tendo apoio da Guarda e do serviço de videomonitoramento do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) para as questões de segurança pública. A Smed tem agora uma servidora destacada para acompanhar este videomonitoramento”, acrescentou. No encontro, ele destacou ao grupo sua importância como referência aos alunos. “O porteiro é a primeira pessoa que recebe as crianças na escola. É parte, portanto, do processo educativo, dando suporte às equipes diretivas”, completou.
Cláudia acrescentou que os profissionais serão os mediadores entre os espaços externo e interno da escola e que, devido ao contato direto com estudantes, caracteriza-se como um serviço diferenciado de portaria, mas cujo funcionamento será em conexão com a Guarda Municipal. “As crianças sempre buscam apoio e identificação nos adultos. A portaria é a imagem da escola e parabenizo a Guarda pelo excelente trabalho que vinha sendo feito”, comentou.
Já Franklin Santos explanou sobre a estrutura da Guarda, em quais circunstâncias deve ser acionada e sua função dentro do sistema de segurança municipal. Também contextualizou a violência no entorno das escolas e seus reflexos e prestou orientações de como se portar diante de situações de tensão ou de crise.
Por sua vez, a gerente adjunta do Administrativo da Smed, Helena Antunes de Mattos, e a psicóloga do setor de Desenvolvimento de Pessoas da secretaria, Lucia Almeida da Silva, orientaram sobre a postura em relação ao cargo que irão assumir e a conduta profissional que deve ser mantida diante de todos os segmentos da escola. Ainda abordaram as especificidades do trabalho de porteiro escolar e suas interações com a comunidade, bem como os cuidados gerais a serem preservados. Representantes da empresa terceirizada responsável pelo serviço, a Lopez Ferraz Zeladoria Ldta. ME, também participaram da recepção, enfatizando as relações de trabalho e alguns detalhes do contrato.
Novas formações estão previstas para ocorrer após a adaptação dos profissionais aos postos de seus territórios. O serviço poderá ser estendido para as 43 escolas municipais de educação infantil a partir do próximo ano letivo.


/educacao /seguranca
Texto de: Cristina Lac
Edição de: Gilmar Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços