Unidade Básica de Saúde da Vila Jamil é reaberta



- Após 14 anos de abandono, população será atendida por uma equipe do Programa de Saúde da Família-

   Moradores da Vila Jamil e do Jardim Vila Velha comemoraram nesta quinta-feira (26), a reabertura da Unidade Básica de Saúde Roberto Barreto Furstemberger. E motivos para celebrar a abertura da unidade não faltaram, afinal, o local estava fechado há 14 anos. Aproximadamente 130 famílias serão contempladas com o atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF), que conta com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem. E a equipe será ampliada com a contratação de Agentes Comunitários da Saúde (ACS), através do concurso público, que será realizado no próximo domingo (29).
  “Nós sofremos muito neste longo período que ficamos sem médicos. Lamentavelmente fomos abandonados pelas gestões anteriores. Por morar longe do centro e de outras unidades de saúde, a situação, ficou ainda pior. Mas hoje nossa população está muito feliz com a abertura da nossa unidade. Estamos felizes por saber que o prefeito Marcelo Rangel, que o deputado federal Sandro Alex, a secretária de saúde e os vereadores respeitam a nossa comunidade e nos deram este presente. Não tenho palavras para expressar a minha alegria”, comemora emocionado, João Alceu Pereira, que mora há 37 anos na Vila Jamil.
  Segundo o prefeito Marcelo Rangel para que a saúde tenha melhorias significativas, é preciso investir na Atenção Básica. “É muito triste saber que essa comunidade ficou abandonada por quatorze anos. Mas hoje é um dia de muitas alegrias, estou emocionado em ver a felicidade das pessoas com a reabertura da unidade. Nós estamos demonstrando respeito pela nossa população. Para que saúde melhore de um modo geral, primeiramente, são necessários investimentos na Atenção Básica. Por isso, não podemos manter unidade fechadas e sim abertas”, afirma Rangel.
  O deputado federal Sandro Alex (PPS-PR) destacou a vinda dos médicos cubanos, do programa do governo federal ‘Mais Médicos’. “Ponta Grossa iria receber um número menor de médicos, mas graças ao nosso empenho em Brasília e ao trabalho da prefeitura, da Secretaria Municipal de Saúde, garantimos 60 médicos para a cidade. Com isso os distritos e áreas rurais estão sendo beneficiados e a população dos bairros também. E vamos continuar lutando para que mais avanços aconteçam na saúde”, destaca o deputado.
  A secretária de Saúde, Ângela Pompeu, explica que a intenção é que o atendimento seja ampliado. “Aqui nós não temos demanda para manter uma equipe do Programa Saúde da Família diariamente. Isso porque o Ministério da Saúde determina que para que isso aconteça, o número de habitantes precisa chegar a cinco mil. Mesmo assim, temos 130 famílias que merecem atendimento de qualidade. Com a vinda dos Agentes Comunitários da Saúde, vamos ampliar os nossos trabalhos”, diz. Nesta semana já foi reaberta a UBS Jardim Planalto, João Altair Guerlinguer. Essa unidade atende também a Vila Ildemira, contemplando no total  250 famílias.
Também acompanharam a reabertura da Unidade Básica de Saúde Roberto Barreto Furstemberger, os vereadores Walter José de Souza ‘Waltão’, Jorge da Farmácia, Isaias Salustiano, Romualdo Camargo e Daniel Milla, além da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jiovany Kissilevicz e representantes da comunidade.

Outras duas UBS serão inauguradas nesta sexta

Outras duas unidades que estavam fechadas há cinco anos serão reabertas nesta sexta-feira (27). Uma delas é UBS “Jean Maurice Faivre”, localizada no Distrito de Uvaia, que atenderá cerca de 140 famílias. A região de Pinheirinhos também será atendida com a reabertura da UBS “José Sebastião Rodrigues”, com atendimento de 150 famílias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços