SMS tem médico premiado mundialmente



O Dr. Ari Moré teve o melhor trabalho na área de ciência básica durante evento na China

foto/divulgação: Acervo pessoal

O médico durante a premiação de melhor trabalho
O médico acupunturista e Coordenador da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ari Moré, foi premiado pelo melhor trabalho na área de ciência básica durante a conferência International Symposium on Acupuncture Research. O evento aconteceu entre os dias 30 de maio a 01 de Junho de 2014, em Pequim na China.

O encontro reuniu os principais pesquisadores do mundo na área da Acupuntura e Ari foi convidado para participar como representante do Brasil no painel de discussão: Impacto da Pesquisa em Acupuntura nos Cuidados a Saúde no Século XXI.

Também participaram do Painel representantes de outros países com destaque na área da Acupuntura: Cláudia Witt da Alemanha, Chris Zaslowski da Australia, Richard Hammerschlag dos Estados Unidos e Zhao Baixiao da China. Cada represente apresentou a perspectiva da prática e pesquisa da acupuntura em seu país, a forma como a acupuntura está inserida no sistema público de saúde e debateu prioridades de pesquisa para a área.

Ari abordou em sua palestra os principais marcos da pesquisa em Acupuntura no Brasil, o uso da Acupuntura no SUS e o projeto de inserção da acupuntura na atenção primária à saúde desenvolvido na Secretaria Municipal de Saúde.

O profissional realizou também uma apresentação oral recebeu a premiação de melhor trabalho na área de ciência básica com o tema “Specificity of manual acupuncture needling on pain control: What is the difference between BL60, SP6 and a non-acupoint?” O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Neurobiologia da Dor e Inflamação da UFSC e demonstrou que os pontos de acupuntura tem especificidade na modulação de diferentes sistemas endógenos de controle da dor.

Este foi o segundo ano consecutivo que Ari é premiado em um congresso internacional. Ano passado ele recebeu o prêmio de melhor trabalho no Congresso da Society for Acupuncture Research em Michigan, Estados Unidos.

“Fiquei muito contente com a oportunidade de falar sobre a acupuntura brasileira no congresso e surpreso em ganhar o prêmio outra vez este ano, justamente no local onde nasceu acupuntura. Havia trabalhos muito bons no congresso, mas acho que originalidade e relevância dos achados do nosso estudo fizeram o avaliadores votarem nele… De forma geral percebo que o Brasil está crescendo bastante nesta área e o trabalho desenvolvido aqui na SMS de Florianópolis com as Práticas Integrativas, que já é referência nacional, agora ficou conhecido mundialmente”, conta o médico.

Ainda em Pequim, Ari foi convidado a visitar e discutir projetos em colaboração com o Centro de Medicina Baseada em Evidências da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Pequim. Em seguida, ele viajou para a cidade de Zhengzhou, província de Henan, na China, para participar do “8th Symposium on Evidence-Based Chinese Medicine and Integrative Medicine” Neste congresso ele ministrou a palestra “Challenges for Acupuncture Practice: a translational perspective”, na qual abordou diferentes formas de promover troca de informações entre os estudos de ciência básica, pesquisas clínico-epidemiológicas e a prática clínica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços