Analista desenvolve projeto de repercussão internacional

Uma metodologia que proporciona compreensão simplificada de dados governamentais, desenvolvida pela analista de sistemas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Patrícia Graziely Antunes de Mendonça, ficou entre os três trabalhos finalistas da Conferência Internacional “15th International Digital Government Research Conference”, ocorrida de 18 a 21 de junho, no México.
  
O trabalho de pesquisa disponibiliza a divulgação digital de dados oficiais para a população, de forma legível, utilizando diferentes visualizações como tabelas, mapas, gráficos, diagramas e os chamados mashups (softwares que utilizam aplicativos e várias fontes de dados). 
  
“A visualização de dados por meio de sua representação gráfica permite ao cidadão comum elevar sua capacidade de interpretar as informações divulgadas pelas áreas governamentais, sentindo-se estimulado a contribuir com as ações públicas”, esclarece a pesquisadora. 
  
Iniciada há dois anos, a pesquisa teve como tema a proliferação dos casos de dengue em Cuiabá. Atualmente a metodologia desenvolvida será utilizada para divulgar dados da educação. O trabalho nasce a partir da determinação federal de tornar transparentes as informações governamentais para a população, conforme a Lei nº 12 527, de 18 de novembro de 2011, que regulamenta o acesso a informações sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 
  
O artigo publicado pela pesquisadora foi avaliado por uma banca internacional da qual muitos dos pesquisadores participantes foram referências bibliográficas no trabalho elaborado por Patrícia. O material produzido, “Visualizing Aedes aegypti infestation in urbaban: a case study on open governament data mashups”, foi validado por participantes de 12 países presentes e publicado no Journal Association For Computing Machinery (ACM).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade