Enchentes no Oeste catarinense atingem rede elétrica


Os fortes temporais que atingem Santa Catarina provocaram desligamentos no sistema elétrico da Celesc. As regiões Oeste e Meio-Oeste são as mais afetadas. Oss volumes de chuva já passaram de 300 mm em alguns municípios, atingindo a rede elétrica da Empresa. Às 11h30min desta sexta-feira, cerca de quatro mil unidades consumidoras estavam sem energia no Estado (0,1% do total de UCs atendidas). As equipes de emergência trabalham ininterruptamente nas áreas onde há condições de acesso e de trabalho.
Em municípios do interior de Chapecó, a Celesc está realizando, desde quinta-feira, o corte preventivo de energia, necessário para garantir a segurança da população nas regiões em que as águas já começam a alcançar a altura dos medidores de energia elétrica. São 667 unidades consumidoras desligadas em Águas de Chapecó e 329 em São Carlos, sendo necessário aguardar que a situação seja normalizada para religar os equipamentos.
No interior de Concórdia, em torno de mil unidades estão sem energia, com ocorrências relacionadas a deslizamentos de terra e queda de vegetação na rede. As equipes de emergência enfrentam dificuldades para acessar os locais interditados, o que pode prolongar o tempo para restabelecimento do sistema.
Na região de São Miguel do Oeste, o Rio Uruguai está a 16m acima do nível normal, atingindo Palmitos, Mondaí e Itapiranga, que já decretaram situação de emergência. O Balneário de Ilha Redonda, em Palmitos, está submerso, e mais de 200 unidades consumidoras estão desligadas. Pontos isolados dos municípios de Riqueza, Palmitos, Caibi, São João do Oeste e Tunápolis também foram afetados, com aproximadamente 500 unidades desligadas.
Serra
Também há registros pontuais de ocorrências na área rural de São Joaquim, em que a falta de energia em cem unidades consumidoras é decorrente dos fortes ventos que atingiram a região na quarta-feira, 25, e das chuvas que seguiam nesta sexta durante toda a manhã. Às 11h30min desta sexta-feira, em torno de 600 unidades estavam sem luz nas regiões de Despraiado, São João do Pelotas, Moabas e Rondinha, ocorrências já em atendimento pelos eletricistas. Equipes extras foram acionadas para apoio das atividades na região.
Acompanhe a situação em tempo real do fornecimento de energia no Estado no site da Celesc
Previsão
De acordo com a Epagri/Ciram, o tempo segue instável no Estado, com chuva mais intensa e persistente no Oeste, Meio-Oeste, Sul e Grande Florianópolis. No sábado, a chuva se concentra ainda na Grande Florianópolis, atingindo também o Litoral Sul e Planalto Sul. A Defesa Civil mantém alerta para inundações nas bacias do Rio do Peixe, Uruguai e Chapecozinho e deslizamentos no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade