Santana do Livramento sedia encontro regional do Pronatec Brasil Sem Miséria 2013
Foto destaque
  • Lara destacou que o sucesso do programa no RS deve-se ao diálogo entre diversos setores da sociedade
A Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) realizou, nesta segunda-feira (29), o último encontro regional promovido pela pasta para tratar do Plano Estadual de Qualificação Profissional - avanços nas pactuações de vagas dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria) 2013. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Santana do Livramento e reuniu gestores municipais envolvidos com o planejamento e execução do Programa na região.

De acordo com o titular da STDS, Luís Augusto Lara, o sucesso do Pronatec Brasil Sem Miséria no Estado deve-se, principalmente, ao diálogo que envolveu diversos setores da sociedade e resultou na elaboração do Plano Estadual de Qualificação Profissional. "Graças à interface entre empresários, trabalhadores, unidades ofertantes e órgãos de Governo,somos detentores da maior qualificação que o Brasil está vivendo hoje. Somos responsáveis pela execução de um terço das vagas do Pronatec do país, o que totaliza mais de 55 mil vagas", afirmou.

Lara reforçou, ainda, que as áreas da assistência social e do trabalho devem atuar conjuntamente. "Antes, as duas andavam separadas. Hoje, a assistência é protagonista no processo, uma vez que a prioridade das vagas desses cursos de qualificação é para os beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família. O trabalho de todos está sendo fundamental, pois o modelo vencedor que vocês fizeram tem tudo para continuar, tanto que já está servindo de exemplo para os demais Estados". Durante o encontro foram debatidas desde questões referentes ao papel dos demandantes e ofertantes, à mobilização para que o público dos programas sociais se qualifique, entre outras temáticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade