Governo do Estado faz mutirão para nomeação e posse de 1,2 mil professores
Foto destaque

O processo de nomeação dos primeiros 1,2 mil professores aprovados no concurso público da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em abril, teve início na manhã desta terça-feira (30) no ginásio da Academia da Brigada Militar, em Porto Alegre. Realizado de forma conjunta com a Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos (Sarh) e Brigada Militar, o mutirão de nomeação vai permitir que os professores empossados nos cargos nesta terça (30) e quarta-feira comecem as atividades nas escolas já na próxima segunda-feira (5). A partir da informação do exercício da função pelas equipes diretivas das escolas, eles deverão ser incluídos já na folha de pagamento de novembro.

A nova forma de empossar aprovados em concurso foi inaugurada no Estado pela Brigada Militar, de forma exitosa. "Tradicionalmente, um professor, depois de ser empossado, poderia esperar até nove meses para receber o primeiro salário. Além da desburocratização, o processo possibilita o ingresso mais rápido do professor em sala de aula", explica o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, salientando que o quadro do magistério ganha em qualificação. Na manhã desta terça, o mutirão foi acompanhado pelo vice-governador Beto Grill, além dos secretários Azevedo e Stella Farias, titular da Sarh.

Grill destacou a satisfação em acompanhar o evento, que "confirma a decisão política do Governo do Estado de valorizar e priorizar a educação". Segundo o vice-governador, a valorização da rede estadual tem se exteriorizado de diferentes formas, não apenas com reajustes salariais inéditos, mas com respeito aos profissionais e à carreira. "Possibilitamos que os professores em menor tempo possível tenham realizado concurso, tomado posse e, em prazo inédito, obtenham o primeiro salário no mês seguinte à nomeação. A ação agiliza o processo, diminui custos para o Estado, valoriza professores e demonstra nova forma de gerir o Rio Grande do Sul", resumiu Beto Grill.

O trabalho do mutirão será realizado terça e quarta-feira, das 8h às 19h. A diretora de Recursos Humanos da Seduc, Virgínia Nascimento, explica que a cada hora 55 professores são atendidos, dando início e conclusão ao processo de nomeação e posse. A fila dos professores é organizada pela classificação obtida no concurso. Até o início de janeiro de 2013 os 5,5 mil professores aprovados terão sido empossados.
Em janeiro, quando todos os aprovados tiverem tomado posse, a Seduc realizará o processo de formação dos educadores, em parceria com a Sarh. Azevedo anunciou que a secretaria já trabalha na organização de novo concurso. A intenção, explica o secretário, é abrir pelo menos mais 10 mil vagas na rede e substituir, até 2014, a maioria dos contratos vigentes. "Ao diminuir contratos, diminui a instabilidade do quadro de professores das escolas", ressaltou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços