Governador e ministros participam de fórum sobre inclusão financeira em Porto Alegre
Foto destaque

O governador Tarso Genro participou, nesta segunda-feira (29), da cerimônia de abertura do IV Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, evento que se estende até a próxima quarta-feira (31), no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O objetivo do encontro, promovido pelo Banco Central do Brasil (BC), em parceria com o Sebrae, é debater políticas que garantam o acesso da população a serviços oferecidos pelo sistema financeiro, como pagamento eletrônico, poupança, seguros, auxílios e programas de microcrédito.

Na abertura do evento, o chefe do Executivo destacou a política de redução dos juros bancários implementada pelo Governo Federal e afirmou que ações de inclusão financeira fortalecem a democracia no país ao permitir mais acesso da população a esses serviços. Ao ressaltar a diversidade da economia gaúcha e a vocação do Estado no surgimento e desenvolvimento das cooperativas de crédito, Tarso comemorou o valor de R$ 100 milhões financiados junto às micro e pequenas empresas pelo Programa Gaúcho de Microcrédito. "A inclusão financeira é o nome radical da inclusão social, na medida em que combate as desigualdades, aprimora as políticas de desenvolvimento microrregional e potencializa a economia de baixo para cima, como um todo".

A sessão solene também teve a participação do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini e dos ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. O presidente do BC enumerou as iniciativas de inclusão financeira promovidas pelo Governo Federal e anunciou a criação do Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito (FGCop) para promover mais solidez ao setor e isonomia aos cooperados. "Este é um passo fundamental rumo à construção do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo".

Ao citar dados de uma pesquisa desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a ministra Tereza Campello ressaltou que mais de 60% dos adultos beneficiados pelo programa Bolsa-Família ainda não possuem acesso a serviços financeiros básicos, como conta bancária. "Esses são serviços importantes para esse conjunto da população, que talvez seja a que mais precisa de apoio do sistema financeiro, dada a sua vulnerabilidade de renda, sua fragilidade e a necessidade de construir estratégias de sobrevivência".

O ministro Paulo Bernardo anunciou a criação de um sistema que permitirá o pagamento de compras e serviços através de dispositivos móveis, como telefones celulares, tablets e smart phones. "Este é um instrumento que vai se somar aos já existentes, reduzindo o custo das operações e garantido mais segurança aos usuários". De acordo com o ministro, a iniciativa está em análise na Casa Civil e deverá ser encaminhada ao Congresso Nacional nos próximos dias.

Inclusão financeira
O IV Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira também abordará a atuação das cooperativas de crédito e apresentará as ações desenvolvidas pelo Plano Nacional de Fortalecimento do Ambiente Institucional, lançado pelo Banco Central em maio deste ano para ampliar o acesso da população aos serviços financeiros. Além da inclusão financeira, serão debatidos temas como pagamentos móveis (mobile payment), perspectivas para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, regulamentação e atuação no segmento de microcrédito, educação financeira e proteção aos usuários de serviços financeiros.

Também participaram da cerimônia o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, e os secretários estaduais da Fazenda, Odir Tonollier, e da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Maurício Dziedricki

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços