Estudantes de Água Boa ganham diploma e trabalho

A primeira turma do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP), da Escola Estadual Antônio Grohs, localizada em Água Boa (730 km de Cuiabá), irá se formar em dezembro deste ano. Ao todo 61 alunos irão concluir o Ensino Médio com formação técnica em comércio.
Dentre os formandos boa parte já conseguiu se inserir no mercado de trabalho a partir do estágio, cumprido no comércio local, como parte integrante do curso. “Estabelecemos na matriz do curso a necessidade de que os alunos fizessem 120 horas de estágio no contraturno. Foi um sucesso, tanto que muitos concluíram o estágio e foram contratados”, contou o diretor da Escola, Aguinaldo Lansoni.
Ele lembra que o EMIEP foi implantado na unidade em 2010 e que a experiência prática (estágio) obtida a partir de março deste ano, foi a medida fim para conseguirem o diploma. “O ponto alto desses três anos de curso sem dúvida foi o estágio, porque os comerciantes do nosso município ficaram satisfeitos com o nível de formação de nossos estudantes, tanto que muitos foram contratados”, disse.
Além das disciplinas regulares por área do conhecimento previstas no Ensino Médio Regular, os alunos do EMIEP de técnico em comércio têm aulas de matemática financeira, comércio exterior, oratória, atendimento, contabilidade comercial, processos administrativos, administração financeira e orçamentária, técnicas de venda e pós venda, planilha eletrônica, entre outros.
Aguinaldo Lansoni conta que durante os três anos de curso houve pouca desistência por parte dos alunos. A possibilidade deles fazerem o ensino médio e ao mesmo tempo obterem formação profissional e formação em técnico de comércio atraiu os estudantes e fez com que eles tivessem maior interesse pelas aulas. Além dos 61 que vão terminar o curso este ano, ainda temos outros 29 alunos no 2º ano e outros 58, no 1º ano.
A Escola Estadual Antônio Grohs possui 1.341 alunos e oferta o último ciclo do ensino fundamental, médio regular e o EMIEP. O diretor destaca que para 2013, há previsão de implantação do Ensino Médio Inovador com aumento da carga horária dos estudantes e construção de três laboratórios, nas áreas de humanas, exatas e linguagens, para o Ensino Médio Integrado.
Experiência
A estudante Aline Alves Florêncio, de 16 anos, integra a lista dos oriundos da primeira turma do EMIEP.  Ela destaca que o curso "é excelente, pois além do estudo teórico, foca na parte técnica. E o que muitos jovens querem é conseguir uma profissão e o curso nos oferece isso”, disse.
Ela destaca que durante o estágio colocou em prática as experiências vivenciadas em sala de aula. "Minha atuação na empresa foi tão boa que tive a oportunidade de ser contratada". Aline lembra ainda que com o fim do estágio continuou na empresa. "Minha carteira de trabalho já foi assinada e estou muito feliz. Esses cursos tem que ser ampliados nas Escolas, pois são um incentivo a mais para que os jovens estudem”, finalizou.
Para a estudante Jéssica da Silva Vieira, 17, o EMIEP em técnico em comércio, foi mais do que ela esperava. “Tudo o que a gente aprendeu sobre vendas, abordagem aos clientes, gestão administrativa e financeira, entre outros nos garantiu uma boa base para continuarmos os estudos”, disse ao contar que pretende fazer faculdade de Administração.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços