Polícia Comunitária capacita membros dos Conselhos de Segurança

 

Para melhor atender as necessidades de cada município, membros do Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg) estão recebendo orientações por meio de palestras sobre as funções dos Consegs na sociedade e contribuição para a garantir a segurança em cada município.Na palestra, os membros dos Consegs também estão sendo orientados em como buscar parcerias com órgãos estaduais e federais.
Todos os municípios de Mato Grosso já contam com Conselhos Comunitários, que é uma meta da Secretaria de Segurança Pública para mitigar os focos e fatores de risco de violência e enfrentamento da criminalidade.
Os Conselhos Comunitários de Segurança foram instituídos em Mato Grosso no ano de 2002, com o objetivo de aproximar a população dos órgãos de segurança pública, bem como mobilizar e envolver lideranças comunitárias na discussão de problemas locais ligados à segurança.
Os presidentes dos Consegs são cidadãos civis indicados pela comunidade. Cabe a eles, junto às autoridades policiais e as de outros órgãos públicos direta ou indiretamente ligados à segurança pública, a discussão e adoção de medidas práticas que resultem na melhoria da qualidade de vida das comunidades, especialmente aquelas que apresentem maior exposição a fatores de risco que interfiram na dignidade humana.
Liderar e incentivar a comunidade para participar e apoiar as estratégias de policiamento comunitário desenvolvido pelos organismos de segurança pública, é uma das funções dos presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança, que, além de apoiarem as iniciativas dos órgãos de segurança, devem auxiliar no combate às causas da violência e criminalidade, e desenvolver campanhas educativas, visando orientar a população.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade