Lançamento da Campanha contra Febre Aftosa acontece nesta quinta

Meta é imunizar 441.796 bovinos e bubalinos durante o mês de novembro

 

O Governo do Estado por meio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza a cerimônia de lançamento oficial da campanha contra febre aftosa na região de fronteira na quinta-feira, 1º, às 10h, na fazenda Ressaca, da Agropecuária Grendene, localizada a 10 km de Cáceres.

Quarenta e dois técnicos e veterinários do Indea realizam os últimos preparativos para realizar a vacinação de bovinos e bubalinos. Todos receberam os materiais sanitários e camisetas. Os servidores do Indea visitarão 800 propriedades rurais num raio de 15 quilômetros da fronteira com a Bolívia, nos municípios de Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Porto Esperidião.

A meta é imunizar 441.796 bovinos e bubalinos. Os técnicos farão o trabalho de conscientização, educação sanitária e vacinação do rebanho. O responsável pelo programa de febre aftosa na região de fronteira, João Marcelo Brandini Nespoli, destaca que o bovino ou bubalino que apresentar qualquer sintoma é feito o exame clínico na hora para evitar a doença no Estado.
O Estado de Mato Grosso possui 780 quilômetros de fronteira seca com a Bolívia. Destes, 15 km são vigiados para que o vírus da aftosa não transite em ambos os territórios. De acordo com o gerente regional do Indea e gerente da campanha de vacinação contra febre aftosa na região de fronteira, Adriano Garcia Araújo, os pecuaristas estão bem conscientes quanto à importância da vacinação e da higienização na hora de imunizar os animais.

Uma das novidades este ano é que serão usados tablet´s, ainda em fase de teste, para facilitar a transmissão de dados. O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Jurandir Taborda Ribas, explica que um foco da doença traz inúmeros prejuízos a toda cadeia produtiva e mancha a imagem do Estado e do País. O trabalho do Indea é garantir a sanidade do animal, por isso fazemos questão de acompanhar todo o processo de perto e imunizar 100% do rebanho", destaca.


17 ANOS SEM AFTOSA
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Luiz Carlos Milhomem, o Estado de Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do País, com mais de 28 milhões de cabeças e é de interesse do governo manter o Estado livre da aftosa. "Já são 17 anos livre da doença e esse trabalho de parceria com as instituições públicas e privadas, sindicatos tem garantido o sucesso desse trabalho", comemora o secretário.


VACINAÇÃO
A vacinação ocorre de 1º a 30 de novembro. 75 mil doses da vacina foram doadas pelo Fundo Emergencial de Sanidade Animal no Estado de Mato Grosso (Fesa) e os pecuaristas farão aplicação assistida pelos técnicos do Indea.

PALESTRAS
Serão realizadas palestras educativas e na oportunidade serão sorteados dois kit´s de vacinação para os produtores em cada palestra.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços