Fecitep encerra cobertura colaborativa com a entrega de certificados
Foto destaque

A cerimônia de encerramento da atividade de cobertura colaborativa da 6ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep) ocorreu nesta segunda-feira (29), na Casa de Cultura Mario Quintana, com a presença da secretária de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), Vera Spolidoro, e do secretário de Educação (Seduc), Jose Clovis de Azevedo. A Fecitep é promovida pela Seduc e neste ano contou com a parceria da Secom, para orientação da realização da cobertura colaborativa.

Durante os dias 16 e 18 de outubro, alunos das escolas estaduais Piratini e Protásio Alves, realizaram a cobertura colaborativa do evento para as redes sociais. O objetivo foi fazer com que os estudantes a partir de textos, fotografias e vídeos contribuíssem para a qualificação do uso da comunicação digital, além de valorizar o trabalho desenvolvido em sala de aula pelas escolas estaduais. Antes e durante o evento, os alunos receberam a orientação dos profissionais de comunicação da Secom e da Seduc.

Para a diretora da escola Piratini, Jane Wiltim, a experiência foi gratificante e agregou conhecimento aos alunos. "O futuro está na inclusão digital, e as escolas públicas do Estado têm condições e alunos capacitados para viver esta realidade". A diretora da escola Protásio Alves, Sonia Boyle, disse que a Fecitep é uma feira de pesquisa internacional, onde é possível apresentar os projetos de sala de aula para centenas de pessoas.

A titular da Secom, Vera Spolidoro, ressaltou que a 6ª edição da feira foi um sucesso. Conforme ela, 8.600 pessoas visualizaram a página criada pelo projeto no Facebook, 700 pessoas curtiram e mais de 300 mencionaram em seus perfis. "A comunicação dos jovens atualmente acontece via internet, e os números da feira relacionam-se ao sucesso da cobertura colaborativa. A inclusão digital está diretamente ligada ao processo de cidadania destes jovens". Mais de 10 mil pessoas participaram dos três dias de feira.

Para o secretário Jose Clóvis de Azevedo, o salto de qualidade da feira também se deve ao processo de reestruturação da educação fundamental e técnica dos gaúchos. "Não há conhecimento sem pesquisa, caso contrário é mera repetição. Neste trabalho especifico de comunicação, é preciso também praticar para que o conhecimento seja adquirido", diz. Conforme Azevedo, é preciso que o trabalho de cada ano seja superado, já que o maior saldo é a experiência pessoal adquirida por cada estudante.

Receberam certificado de participação e um pen drive com o conteúdo produzido, 14 estudantes. O trabalho realizado durante a feira pode ser visualizado na página do Facebook, no endereço www.facebook.com/6Fecitep. As cerimônias de abertura e encerramento da Fecitep 2012 na Casa do Gaúcho, contaram com a cobertura ao vivo pelo Twitter, a partir da parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), representada pelo assessor da presidência, César Telles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade