Estudantes catarinenses vão a Brasília participar da etapa nacional do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul.
Florianópolis,


 Os alunos Ana Paula Machado de Melo, Leonardo Manoel Francisco e Lucas Domingos Gava Barp embarcam amanhã, 31, para participar da etapa nacional do programa Parlamento Juvenil do Mercosul, que será realizada nos dias 1, 2 e 3 de agosto, em Brasília.
 O programa é uma oportunidade para estudantes de 14 a 17 anos, do ensino médio, da rede pública, conhecerem pessoas de outros países e representar o Brasil em uma jornada de diversas ações de integração e reformulação de propostas para a melhoria do ensino médio.
 Durante o encontro nacional, temas como: integração latino-americana, participação cidadã, jovens e trabalho, direitos humanos e inclusão educativa serão debatidos pelos os jovens. Eles ainda participarão de reflexões sobre os direitos da juventude bem como posições diante dos desafios e possibilidades do ensino médio.
 Após as atividades, será realizada uma eleição entre os jovens para a escolha dos 27 alunos, um de cada estado, que serão os parlamentares 2012, durante um mandato de dois anos, nos encontros nacionais e internacionais que irão compor a agenda do Projeto.
 Os futuros parlamentares eleitos terão a função de ouvir os jovens estudantes do ensino médio dos países membros do Mercosul e abrir espaço para que, juntos, possam discutir a realidade em que se inserem e buscar meios para interferir positivamente na sua escola e comunidade. O primeiro encontro ocorrerá em agosto, na Colômbia.
 Os três alunos que irão a Brasília foram selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio de uma equipe técnica da Diretoria de Educação Básica e Profissional (DIEB), em julho, após análise de redações enviadas pelos alunos e pelos projetos sociais que desenvolvem na escola ou na comunidade. A técnica da SED, Erna Hardt da Rosa, e a representante de Santa Catarina na última edição do programa, Anabel Pedroso, irão acompanhar os três alunos a Brasília.
 Este projeto é realizado pelo Ministério da Educação em parceria com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com apoio das secretarias estaduais de educação.
 Escolas que os três finalistas pertencem: Ana Paula Machado de Melo - Escola de Educação Básica (EEB) Everardo Baskeuser, de Descanso; Leonardo Manoel Francisco - EEB Dr. Tufi Dippe, de Joinville; e Lucas Domingos Gava Barp - EEB São Miguel do Oeste, de São Miguel do Oeste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços