Feirantes e taxistas da área central vão ganhar banheiros exclusivos

Considerando o disposto pela Portaria 51/2009 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que autoriza o município a promover o corte de até cinco árvores nativas que não constem da Lista Vermelha de Espécies em extinção, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizou na quarta-feira (11) o corte de um cedro rosa de grande porte ao lado do Terminal Rodoviário Central.

O objetivo da retirada da árvore é possibilitar a construção de um banheiro público no local, que comportará um sanitário masculino, um feminino e um para pessoas com deficiência física. O projeto também englobará a construção de um novo ponto de parada coberta para permanência dos taxistas que atuam na região.

Parcerias
De acordo com o diretor geral da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), Oilson Müller, por ocasião da mudança da tradicional feirinha gastronômica e de artesanato de Araucária (da Praça Dr. Vicente Machado para o espaço ao lado do Terminal Rodoviário Central), a SMAG se comprometeu a oferecer ótimas condições de trabalho aos artesãos e feirantes também no novo espaço. Através de parcerias entre a SMAG, a Secretaria de Urbanismo (SMUR), a Companhia Municipal de Transporte Coletivo de Araucária (CMTC) e a iniciativa privada, em apenas um ano a feira recebeu muitas benfeitorias.

“Com a mudança, a proposta da nossa administração foi proporcionar melhorias para todos que frequentam ou trabalham na feira. Já conseguimos viabilizar o asfalto no local e a instalação de uma grade de proteção, que divide a feira da área de circulação de veículos, proporcionando mais segurança às pessoas. Agora essa parceria entre a SMUR e as Lojas Coppel, irá viabilizar a construção de um banheiro público e uma nova cobertura para os taxistas, o que irá facilitar bastante a rotina dos trabalhadores, já que atualmente são levados banheiros químicos nos dias em que acontece a feira”, explicou Müller.

De acordo com informações da Secretaria de Urbanismo, o projeto do novo banheiro público foi planejado pela Prefeitura, mas as Lojas de Departamentos Coppel, rescém-instalada na cidade e nas proximidades do local, se dispôs a custear a obra integralmente. “O engenheiro da Coppel veio até nós e falou da intenção da empresa em colaborar com alguma obra do município. Como já tínhamos esse projeto pronto, mostramos para ele e a empresa se interessou em executá-lo”, comentou o secretário de Urbanismo Mario Torres.

A iniciativa da empresa está de acordo com sua política interna de contrapartida social nos municípios onde a loja tem filiais. O custo estimado da obra está em torno de R$ 90 mil, que serão economizados dos cofres públicos. Os serviços devem começar no prazo de 15 dias.

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança