Assistência Social inicia trabalhos do ProJovem Adolescente
Agora, jovens do Residencial Vista Bela terão auxílio transporte para participar das atividades no São Jorge
O programa ProJovem Adolescente, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou suas atividades esta semana e anunciou que continua recebendo inscrições de jovens interessados em participar.

A região sul foi a primeira a dar início aos trabalhos com os adolescentes, ontem, quarta-feira (25). Hoje, dia 26, são os participantes da região oeste que vão começar a desenvolver atividades e, amanhã (27), serão os participantes da zona leste e do centro da cidade.

A novidade do ProJovem Adolescente de 2012 é que os adolescentes, residentes no Conjunto Residencial Vista Bela (zona norte), vão receber auxílio transporte para frequentar as atividades do programa na unidade do bairro São Jorge, que fica na rua Rita Pereira, s/n. A partir de terça-feira (31), o programa tem início na região norte e no distrito de Lerroville.

Ao todo, estão inscritos 169 alunos. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, há 200 vagas e os jovens podem se inscrever, mesmo depois do início das atividades. As regiões oeste e norte têm duas turmas de jovens cada uma. Já as zonas sul, leste, centro e distrito de Lerroville contam, apenas, uma sala. Em cada turma, participam 25 adolescentes.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, explicou que “o foco do programa é fortalecer a convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino, o que é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho”.

O objetivo é atender jovens de 15 a 17 anos, cujas famílias são beneficiárias do programa social “Bolsa Família”. Aqueles que vivem em situação de risco pessoal e social e que são encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente também podem participar.

Os participantes do ProJovem recebem uma bolsa de R$ 100,00 mensais e contam com o auxílio transporte e alimentação, durante todo o período do programa, que é de um ano. “Os participantes também desenvolvem habilidades gerais como, por exemplo, a capacidade comunicativa e a inclusão digital. Isso tudo é feito como forma de orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho”, esclarece Micali.

Os interessados em participar podem se inscrever no CRAS mais próximo de sua casa. Para se inscrever, é preciso ter em mãos o documento de identidade (RG) e preencher a ficha disponibilizada no local.

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente