Empresários poderão contratar soluções tecnológicas pela plataforma do PTV Paraná



O Comitê Gestor Central do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná) apresentou a plataforma PTV Core. O instrumento de busca permite que empresários paranaenses, a partir de 2018, informem suas demandas tecnológicas e conheçam as instituições mais adequadas para solucioná-las. O PTV Core também conta com espaço colaborativo, mapa dos ativos tecnológicos no Paraná, acesso ao Currículo Lattes dos pesquisadores além de ferramentas para aplicativos móveis (Facebook e Google).
O programa PTV Paraná busca atrair e fixar empresas de base tecnológica em todo território paranaense, reunindo projetos e iniciativas, com ações em universidades e instituições científicas e tecnológicas que fomentam a inovação no Estado. A plataforma PTV Core reúne mais de 13 mil ativos tecnológicos, distribuídos em 62 cidades de todas as regiões do Paraná. Os ativos são divididos em sete categorias: Pessoas, Organizações, Programas e Incentivos, Projetos e Iniciativas, Produtos, Propriedade Intelectual e Serviços.
A partir de 2018, a plataforma vai oferecer a ferramenta "mercado tecnológico", com a qual empreendedores, empresas, universidades e instituições científicas e tecnológicas poderão buscar e ofertar soluções. “Quem está se reunindo na plataforma poderá trocar informações e contratar soluções para gerar inovação no Paraná. A plataforma também é ideal para acompanhar o desenvolvimento em boa parte dos municípios”, afirmou o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e responsável pela secretaria executiva do programa, Júlio C. Felix.
Outras novidades previstas na iniciativa é a integração com a Plataforma Lattes, disponibilizando o currículo dos usuários e facilitando as parcerias em um espaço de trabalho virtual, a utilização de aplicativos moobile como Facebook e Google além do chat e calendário visando organizar o desenvolvimento dos projetos.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, destaca que a ferramenta é importante por reunir agentes públicos e privados em busca do desenvolvimento de cada região do Paraná. "Com a plataforma do PTV Paraná pesquisadores e empresários de todas as regiões se encontram para gerar inovação. O envolvimento do poder público, das empresas, das entidades de fomento e das nossas universidades deve impulsionar o empreendedorismo, gerando emprego e renda em todo o Estado", afirmou.
Plataforma
O PTV Paraná centraliza os ativos tecnológicos e processos de negócios em uma plataforma única, reunindo instituições científicas e tecnológicas (ICT), núcleos de inovação tecnológica (NIT), empresas inovadoras de base tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos, centros de promoção de empreendedorismo, entidades prestadoras de serviços técnicos e tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa e as prefeituras municipais.
Cada instituição pode se cadastrar e catalogar seus programas de financiamento à inovação e seus projetos de pesquisa, por exemplo.
A plataforma é uma das ferramentas de gestão dos ativos tecnológicos paranaenses da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), instituição responsável pelo projeto. Para catalogar sua organização ou iniciativa, é preciso acessar o site ptvparana.com e fazer o cadastro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade