Oito anos é tempo demais | ||
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Desde a
concepção da criança, ela já está, de alguma maneira, aprendendo. O
nascimento em si, saindo do ventre para a luz, pode-se dizer que já é
uma experiência de aprendizado. Sabemos que a grande maioria das
crianças brasileiras de 0 a 3 anos está em casa (22% é a média do
Brasil de crianças que estão em creches – portanto, aproximadamente 78%
estão em casa). E é em casa onde ocorrem os primeiros e os mais
importantes aprendizados para a vida. A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) realizou, recentemente, uma pesquisa em parceria com o Instituto Paulo Montenegro que mostra que a população brasileira compreende bem a importância dos cuidados com a saúde durante a gestação e os primeiros anos de vida do bebê, porém desconhece, quase por completo, os conceitos relativos ao desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Temos um trabalho importante de sensibilização e informação a fazer junto à sociedade brasileira para construir as bases dessas crianças durante a Primeiríssima Infância (0 a 3 anos). Temos de atuar junto às famílias das crianças que estão em casa, assim como com os profissionais e gestores públicos responsáveis pelas crianças nas creches que brotam Brasil afora. Precisamos de pessoas capacitadas e creches de qualidade para cuidar de nossas crianças. Creches não devem ser somente “uma saída” para os pais que buscam trabalho. Creches são locais para o desenvolvimento das crianças por meio do estímulo, da brincadeira e de muito cuidado, que se somarão ao cuidado que já recebem em suas casas. As pesquisas em diversos campos da ciência, educação, psicologia, neurociência e economia já provaram que o investimento na Primeira Infância é o que gera melhores resultados para o país. Já está definido que, até 2016, as crianças de 4 a 6 anos terão de estar nas escolas. Essa é uma fase também muito importante da Primeira Infância. Para que tenhamos crianças alfabetizadas com 8 anos, como é o desejo não só do governo federal mas de todos nós, temos de prepará-las também na pré-escola. Atualmente, já temos aproximadamente 80% das crianças na pré-escola, e acreditamos que a meta dos 100% (ou perto disso) será alcançada. A pergunta que fica é: teremos uma pré-escola de qualidade? O governo federal, os governos estaduais e municipais, assim como a sociedade, podem, antes de responder a esta pergunta, trabalhar muito para que a reposta seja uma só: sim. O retrabalho é caro e estamos vendo isso com nossos alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Uma criança que esteve em uma creche e uma pré-escola de baixa qualidade será uma criança que já começa uma “caminhada com um dos pés (quando não os dois) amarrado”. Temos que investir em todas as idades do desenvolvimento de uma criança. Mas, como sempre diz um bom amigo nosso: “A Primeira Infância vem primeiro”. |
Tecpar chega a 110 certificações ISO 9001 concedidas em 2021 Número representa 48,5% do total de empresas que receberam o reconhecimento no Paraná este ano, segundo o Sistema de Gerenciamento de Certificados (Certifiq), do Inmetro. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) chegou a 110 certificações de Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 concedidas em 2021, a empresas de todo o País. Só no Paraná foram 96 certificações. O número representa quase a metade (48,5%) do total de empresas que receberam o reconhecimento no Estado este ano, segundo o Sistema de Gerenciamento de Certificados (Certifiq), do Inmetro. De janeiro a dezembro, 266 certificações ISO 9001 foram concedidas no Estado. É também o maior o número de certificações feitas pelo Tecpar nos últimos anos: em 2020 foram 47 certificações; em 2019 foram 41 e em 2018 o Tecpar certificou 82 empresas. A ISO 9001 é a norma internacional mais utilizada mundialmente, sendo a referência para a Certificação de Sistema...
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