| Oito anos é tempo demais | ||
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| Desde  a
 concepção da criança, ela já está, de alguma maneira, aprendendo. O  
nascimento em si, saindo do ventre para a luz, pode-se dizer que já é 
uma experiência  de aprendizado. Sabemos que a grande maioria das 
crianças brasileiras de 0 a 3  anos está em casa (22% é a média do 
Brasil de crianças que estão em creches –  portanto, aproximadamente 78%
 estão em casa). E é em casa onde ocorrem os  primeiros e os mais 
importantes aprendizados para a vida.  A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) realizou, recentemente, uma pesquisa em parceria com o Instituto Paulo Montenegro que mostra que a população brasileira compreende bem a importância dos cuidados com a saúde durante a gestação e os primeiros anos de vida do bebê, porém desconhece, quase por completo, os conceitos relativos ao desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Temos um trabalho importante de sensibilização e informação a fazer junto à sociedade brasileira para construir as bases dessas crianças durante a Primeiríssima Infância (0 a 3 anos). Temos de atuar junto às famílias das crianças que estão em casa, assim como com os profissionais e gestores públicos responsáveis pelas crianças nas creches que brotam Brasil afora. Precisamos de pessoas capacitadas e creches de qualidade para cuidar de nossas crianças. Creches não devem ser somente “uma saída” para os pais que buscam trabalho. Creches são locais para o desenvolvimento das crianças por meio do estímulo, da brincadeira e de muito cuidado, que se somarão ao cuidado que já recebem em suas casas. As pesquisas em diversos campos da ciência, educação, psicologia, neurociência e economia já provaram que o investimento na Primeira Infância é o que gera melhores resultados para o país. Já está definido que, até 2016, as crianças de 4 a 6 anos terão de estar nas escolas. Essa é uma fase também muito importante da Primeira Infância. Para que tenhamos crianças alfabetizadas com 8 anos, como é o desejo não só do governo federal mas de todos nós, temos de prepará-las também na pré-escola. Atualmente, já temos aproximadamente 80% das crianças na pré-escola, e acreditamos que a meta dos 100% (ou perto disso) será alcançada. A pergunta que fica é: teremos uma pré-escola de qualidade? O governo federal, os governos estaduais e municipais, assim como a sociedade, podem, antes de responder a esta pergunta, trabalhar muito para que a reposta seja uma só: sim. O retrabalho é caro e estamos vendo isso com nossos alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Uma criança que esteve em uma creche e uma pré-escola de baixa qualidade será uma criança que já começa uma “caminhada com um dos pés (quando não os dois) amarrado”. Temos que investir em todas as idades do desenvolvimento de uma criança. Mas, como sempre diz um bom amigo nosso: “A Primeira Infância vem primeiro”.  | 
  Nota 176 - Declaração Presidencial Sobre A Integração Digital No Mercosul Ministério das Relações Exteriores Departamento de Comunicação Social     Nota nº  176 17 de dezembro de 2021   Declaração Presidencial sobre a Integração Digital no Mercosul     Os Presidentes da República da Argentina, Alberto Fernández; da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro; da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez; e da República Oriental do Uru-guai, Luis Alberto Lacalle Pou, Estados Partes do MERCOSUL, reunidos por meio de videoconfe-rência, em 17 de dezembro de 2021, por ocasião da LIX Cúpula de Presidentes do MERCOSUL:   1.       Destacaram a importância de estabelecer uma estratégia regional de transformação digital para orientar as ações dos Estados Partes no sentido de reforçar a pesquisa, o desenvolvimento e a inova-ção em soluções digitais, com base em seu uso ético e consciente, capaz de enfrentar os desaf...

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