Jari da Prefeitura de Bagé  reúne-se semanalmente para julgamento de infrações de trânsito
 
 

Os membros da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) da Prefeitura de Bagé, estão se reunindo desde a primeira semana de março. As reuniões acontecem todas as terças-feiras, às 14h, na Secretaria de Transporte e Circulação (SMTC).
Conforme o Presidente da Jari, Leonardo Godinho Marinho a junta  está se reunindo para julgar as infrações de trânsito,  e a comissão julgadora é formada por representantes de entidades de Classe como o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviário e Transportes, OAB, Sindilojas e Brigada Militar; dando assim maior imparcialidade na hora do voto.
Marinho esclarece que  existe três fases para defesa de uma infração de trânsito: a primeira é a própria defesa que pode ser feita pelo condutor ou proprietário do veículo, a segunda fase é o Recurso interposto à  JARI do órgão autuador e a terceira fase é perante ao CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito).
Além disso, Marinho esteve, na semana passada, reunido com o Presidente do CETRAN no encontro realizado na cidade de Pelotas. “Foram trocados conhecimentos sobre infrações de  trânsito e mostraram as novas estatísticas realizadas pelo  DETRAN/RS que mostrou a preocupação que as cidades devem ter com a mobilidade urbana, visto o grande número de veículos inseridos a cada dia em nossas ruas”, argumentou.
Segundo o presidente da Jari, buscando capacitar os municípios recentemente integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) ou em processo de integração, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS) está dando um  treinamento  que visa capacitar autoridades de trânsito, coordenadores dos setores de Educação para o Trânsito, titulares das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jari) e servidores do cartório da Brigada Militar para as novas funções assumidas com a municipalização do trânsito. “A municipalização - ou integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) - está prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde 1997 e vem sendo implantada de forma gradativa. Pressupõe que os gestores municipais terão, pela proximidade, um melhor conhecimento dos problemas e especificidades da região, e por isso podem planejar melhor a sinalização, educação, estatísticas, políticas de estacionamento e a engenharia de tráfego”, explicou Marinho.
A JARI/Bagé funciona junto à Secretaria Municipal de Transportes e Circulação (SMTC) e é composta pelos seguintes membros:
Leonardo Godinho Marinho - SMTC
Paulo Antônio Pereira - OAB
Marcelo Caetano Camargo Caneda -Brigada Militar
Marco Antônio Salim Kalil - Sindilojas
Arlindo Nogueira da Silva - Sindicato dos Taxistas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços