SEMA realiza fiscalização em  borracharias

 

 

Fiscais da Secretaria estão vistoriando os locais para averiguar a destinação das carcaças de pneus

A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) começou no mês de fevereiro uma fiscalização nas borracharias da cidade. Os fiscais da SEMA estão notificando os proprietários de borracharias, que devem apresentar à Secretaria os comprovantes de destinação correta das carcaças de pneus. Os comerciantes terão o prazo de 30 dias após a notificação para comprovar a destinação através dos recibos dos pontos de recebimento de pneus.

O gerente de Fiscalização da SEMA, Luiz Campanhã Filho, explicou que essa vistoria deve reduzir o descarte inadequado de pneus. “A destinação irregular é muito prejudicial para o meio ambiente. Favorece a degradação ambiental, além de se constituir em local para desenvolver o mosquito da dengue.”

Campanhã Filho disse que já foram vistoriadas 87 borracharias e que a fiscalização vai continuar. “Esses 87 estabelecimentos comerciais, correspondem a cerca de 50% do número total de borracharias da cidade. O objetivo é cobrir os 100%. Até o final de abril nós devemos atingir essa meta.”

O gerente de Fiscalização ainda lembrou que quem não apresentar a documentação após 30 dias, será multado.  “A multa é baseada em leis ambientais e gira em torno de mil reais. Porém o pessoal tem vindo e apresentado a documentação. Em Londrina existe um ponto de recebimento de pneus na Leste-oeste que encaminha todas as carcaças para Curitiba, onde elas são reaproveitadas.”

O secretário do Ambiente, Cleuber Brito, destacou a importância da fiscalização. “Estamos tratando de resíduos, a carcaça de pneu é um resíduo. Nos atentamos para isso quando vimos que os fundos de vale estavam servindo como local de descarte. Agora apertamos o cerco em torno dos que dão essa destinação, que prejudica tanto o ambiente. Com a fiscalização esperamos evitar esse tipo de ação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços