SEMA realiza fiscalização em borracharias
A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) começou no mês de fevereiro uma fiscalização nas borracharias da cidade. Os fiscais da SEMA estão notificando os proprietários de borracharias, que devem apresentar à Secretaria os comprovantes de destinação correta das carcaças de pneus. Os comerciantes terão o prazo de 30 dias após a notificação para comprovar a destinação através dos recibos dos pontos de recebimento de pneus.
O gerente de Fiscalização da SEMA, Luiz Campanhã Filho, explicou que essa vistoria deve reduzir o descarte inadequado de pneus. “A destinação irregular é muito prejudicial para o meio ambiente. Favorece a degradação ambiental, além de se constituir em local para desenvolver o mosquito da dengue.”
Campanhã Filho disse que já foram vistoriadas 87 borracharias e que a fiscalização vai continuar. “Esses 87 estabelecimentos comerciais, correspondem a cerca de 50% do número total de borracharias da cidade. O objetivo é cobrir os 100%. Até o final de abril nós devemos atingir essa meta.”
O gerente de Fiscalização ainda lembrou que quem não apresentar a documentação após 30 dias, será multado. “A multa é baseada em leis ambientais e gira em torno de mil reais. Porém o pessoal tem vindo e apresentado a documentação. Em Londrina existe um ponto de recebimento de pneus na Leste-oeste que encaminha todas as carcaças para Curitiba, onde elas são reaproveitadas.”
O secretário do Ambiente, Cleuber Brito, destacou a importância da fiscalização. “Estamos tratando de resíduos, a carcaça de pneu é um resíduo. Nos atentamos para isso quando vimos que os fundos de vale estavam servindo como local de descarte. Agora apertamos o cerco em torno dos que dão essa destinação, que prejudica tanto o ambiente. Com a fiscalização esperamos evitar esse tipo de ação.
Comentários
Postar um comentário