Teresina é a sexta capital a contar com transmissão da Rádio Senado


 
Rodrigo Baptista
A população de Teresina passa a receber a programação da Rádio Senado a partir desta quarta-feira (27), na frequência de 104,5 FM. A inauguração das transmissões na capital piauiense foi marcada por solenidade realizada no gabinete da presidência da Casa.
O presidente José Sarney (PMDB-AP) assinalou o pioneirismo da instituição na divulgação das atividades legislativas, lembrando a criação da Rádio, em 1997 e da TV Senado em 1996. Segundo ele, o objetivo é dar transparência às ações legislativas.
- Temos a oportunidade de convidar o ouvinte a fiscalizar as nossas ações a acompanhar, a aplaudir, a questionar e ao mesmo tempo a fazer sugestões. Esperamos que a rádio possa servir muito ao povo piauiense para que ele possa acompanhar mais de perto o trabalho de seus representantes – afirmou Sarney.
O diretor da Secretaria Especial de Comunicação do Senado (SECS), Fernando César Mesquita, ressaltou que os veículos institucionais ampliam o acesso do cidadão a tudo que acontece no Senado.
- O trabalho do Senado precisa ser mais bem conhecido. A realização de audiências públicas e o trabalho de comissões permanentes é muito relevante, mas isso dificilmente chega à população brasileira por meio da imprensa privada – assinalou.
Mesquita destacou ainda o apoio dado à implantação da Rádio Senado no Piauí pelo ex-senador Heráclito Fortes (DEM-PI), quando este ocupou o cargo de primeiro-secretário da Casa.
Os senadores da bancada piauiense também destacaram a aproximação entre o Senado e a população por meio dos veículos de comunicação da Casa. Para João Vicente Claudino (PTB-PI), a instalação da rádio em Teresina é um marco na comunicação do estado.
- O rádio, principalmente para nós nordestinos, talvez seja o meio de comunicação que mais atinge a vida das pessoas – observou.
Wellington Dias (PT-PI) e Ciro Nogueira (PP-PI) avaliaram que os veículos de comunicação transformam a relação do eleitor com os parlamentares. Para Ciro Nogueira, é uma oportunidade de prestar conta do mandato diariamente.
- Não é como acontecia no passado que o senador era avaliado apenas de oito em oito anos – assinalou.
Wellington Dias acrescentou que “através do sistema de rádio, televisão e portal cada vez mais os brasileiros podem acompanhar as atividades de uma Casa que reflete diariamente na vida dos brasileiros”.
Parceria
Teresina é a sexta capital a contar com a Rádio Senado FM, presente em Brasília (91,7 MHz), Natal (106,9 MHz), Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz) e Rio Branco (100,9 MHz). O funcionamento da Rádio Senado no Piauí é possível a partir de uma parceria com a Assembleia Legislativa do Estado.
O presidente da Assembleia, deputado Themistocles Filho, falando ao vivo para a Rádio Senado durante a cerimônia, saudou o presidente José Sarney, os senadores piauienses e a população de Teresina e da cidade vizinha Timon, no Maranhão, beneficiada por causa do alcance do transmissor.
Themistocles Filho explicou que a emissora de rádio da Assembleia Legislativa do Piauí cedeu suas instalações para possibilitar o funcionamento da Rádio Senado FM no estado e anunciou que o mesmo procedimento está sendo adotado em relação à TV Senado. Ele considera a iniciativa positiva.
– A Rádio Senado soma para a informação do estado do Piauí, do Maranhão e todo o Brasil. Essa parceria é positiva, pois quem vai ganhar é o povo do Piauí - disse.
O projeto de expansão da Rádio Senado prevê, ainda este ano, a instalação da emissora em, pelo menos, outras cinco capitais onde o Senado já tem as consignações de canais de FM: Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Macapá (AM).
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços