HUGO ZATTERA RECEBE A MEDALHA DO MÉRITO FARROUPILHA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO SUL
Diretor-presidente da Agrale é reconhecido por sua contribuição para o desenvolvimento do Estado

Caxias do Sul (RS), 28 de junho de 2012 -  Hugo Zattera, diretor-presidente da Agrale, recebeu ontem, dia 27 de junho, a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, das mãos do deputado Alceu Barbosa Velho, proponente da homenagem.

A cerimônia foi realizada no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre, e integrou a programação do Grande Expediente que homenageou os 50 anos da Agrale S.A.. Os anfitriões da cerimônia foram o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal; a deputada Marisa Formolo e outros parlamentares. Estiveram presentes membros do conselho de administração, diretoria executiva e representantes dos colaboradores da Agrale, bem como representantes de entidades empresariais e dos trabalhadores e autoridades.

Presidente do Conselho de Administração e diretor-presidente da Agrale S.A. e de suas subsidiárias, Hugo Zattera também exerce o cargo de diretor-presidente da Agritech Lavrale e da Fundituba, bem como membro da diretoria de outras empresas do Grupo Francisco Stedile. O executivo é ainda vice-presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – e já participou de diversas atividades associativas e sindicais.

Maior láurea do parlamento gaúcho, a Medalha do Mérito Farroupilha foi instituída pela resolução de mesa nº 381, de 13 de dezembro de 1995, com o objetivo de homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que, por motivos relevantes, se tornaram merecedores do reconhecimento do parlamento do Estado do Rio Grande do Sul. Já foram distinguidos com este reconhecimento a presidente Dilma Rousseff; o vice-presidente Michel Temer; a ex-ministra Ellen Gracie Northfleet; o ex-ministro Nelson Jobim; o ex-governador Olívio Dutra, e os empresários Clóvis Tramontina e Raul Randon, entre outras ilustres personalidades.

Breve  histórico do homenageado:

Nascido em 23 de março de 1940, Hugo Zattera é de tradicional família de agricultores do município de Caxias do Sul. Filho de Valério Zattera e de Augusta Nichele Zattera é casado com Vera Stedile Zattera, professora universitária e pesquisadora, e possui três filhos.

Graduado em Economia pela Universidade de Caxias do Sul, Zattera começou sua carreira profissional como “office-boy”, no antigo Banco Industrial e Comercial do Sul – Sulbanco - seguindo na atividade no Jornal Pioneiro, na área de publicidade.

Em 1960, ingressou na Kalil Sehbe S.A., na ocasião, importante indústria de confecções da cidade, onde chefiou a área de Recursos Humanos e onde também criou um dos primeiros periódicos de comunicação empresarial, o “Informativo Alfred”. Em seguida, assumiu a gerência da Importadora Auto Nordeste, revenda de automóveis e de pequenos tratores da então novata Agrisa, posteriormente Agrale.

Fundou, juntamente com o seu sogro, Francisco Stedile, e seus cunhados, a Lavrale, tradicional indústria de implementos e revendedora de maquinário agrícola, pioneira na mecanização das pequenas propriedades rurais da serra gaúcha, empresa que vem dirigindo desde a sua fundação em 1969. Essa empresa teve sua denominação alterada para Agritech Lavrale S.A., após a aquisição da fábrica de tratores e motores diesel e da fundição, que o grupo japonês Yanmar mantinha em Indaiatuba, no Estado de São Paulo.

Em 1996, após participar das negociações que conduziram à reestruturação do grupo Francisco Stedile, assumiu a superintendência da Agrale S.A. e conduziu o processo de recuperação e expansão da companhia com sua reestruturação e ampliação das linhas de produtos. Com foco maior na área de veículos, que hoje representa mais de 75% do faturamento da empresa, na internacionalização dos mercados de atuação e, especialmente, na execução de uma política de alianças, que resultaram em importantes acordos de cooperação com companhias como Navistar International, Marcopolo, Zetor, entre outras, liderou a fabricante ao nível de excelência que se encontra atualmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços