Jogos metacognitivos para crianças no Planetário da Gávea

Por Mehane Albuquerque, Redação TN

Até o dia 30 de junho, crianças até 12 anos poderão conhecer a Estação do Futuro, com jogos metacognitivos desenvolvidos pelo NCE-UFRJ, disponíveis para a garotada em computadores instalados no Planetário da Gávea. A Estação do Futuro é uma das atrações da Rio+20 e Você, agenda de eventos paralelos à Rio+20 organizada pelo Instituto Humanitare, em parceria com a Fundação Planetário. Os jogos são fruto dos trabalhos de professores e alunos de Educação Digital do NCE-UFRJ e têm o objetivo de melhorar a qualidade da educação, acelerando o processo de aquisição de conhecimento de crianças e adolescentes. A entrada é franca.
Os professores Carlo Emmanoel T. de Oliveira e Carla Veronica M. Marques são os responsáveis pelo projeto multidisciplinar que conta principalmente com os alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Design, Música e Engenharia. O projeto tem uma característica inédita: é internível, pois além de alunos de graduação, mestrado e doutorado reúne também alunos de ensino médio.
O  patrimônio deixado pelo professor emérito do Instituto de Psicologia da  UFRJ, Franco lo Presti Seminério (400 jogos cognitivos) e a ampla fundamentação teórica deixada por ele e por diversos autores e teóricos da Psicologia Cognitiva e da Neurociência foram os pilares para a construção de novos paradigmas da Educação.
Segundo a professora Carla Veronica, os jogos desenvolvidos com os alunos da UFRJ são artefatos educacionais cientificamente produzidos para a educação básica. Para a professora, a contribuição de Seminério é muito forte, tem vínculo com a  prática transformadora, o que fez com que os alunos em treinamento profissional, em apenas 2,5 meses de curso atingissem altos níveis de produção técnico-científica. Ao construírem os games, os alunos fizeram saltos cognitivos, sendo eles próprios os primeiros beneficiados dos efeitos da educação metacognitiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços