Gestão Integrada de Riscos contribui para segurança e sucesso da Rio+20

Por Redação TN / Assessoria de imprensa

Durante a Rio+20, o software utilizado para dar suporte à Gestão de Riscos e Incidentes da conferência registrou 8.478 eventos críticos, como engarrafamentos, protestos e interdições de vias. O desdobramento destes incidentes geraram aproximadamente 130 mil entradas no sistema. Outros 34 mil alertas foram enviados a responsáveis pela operação, infraestrutura e segurança, sendo efetuadas mais de 5 mil  ações de acompanhamento, controle e resolução dos fatores críticos. 
O programa usado foi o Módulo Risk Manager, tecnologia brasileira que integrou todas as informações relevantes para monitoramento, segurança e logística, compartilhando os dados por meio de smartphones, tablets, SMS, e-mail e telefone. Através da combinação de uma sala de controle de riscos e da unidade de defesa cibernética, o software da empresa Módulo permitiu à organização identificar e dar resposta a riscos operacionais e cibernéticos. Essa tecnologia brasileira reforçou a convicção de que o país está preparado para receber grandes eventos e monitorar riscos operacionais e cibernéticos.
A Sala de Gestão Integrada de Riscos, montada pela Módulo, atuou 24 horas por dia, em 3 turnos, com  equipe de cerca de 50 pessoas. O software Módulo Risk Manager facilitou a integração das diversas entidades participantes da organização do evento e o monitoramento de mais de cinco mil pontos, como hotéis, restaurantes, ruas, aeroportos, além de ter acompanhado o deslocamento das delegações internacionais. 
"A solução de gestão integrada de riscos adotada pela equipe organizadora para Rio+20 é uma solução de estado da arte para gestão de grandes eventos. Reforça a qualificação do Brasil para receber a  Copa do Mundo e Olimpíadas, e a competência das empresas brasileiras para apoiarem esse esforço" destaca Sergio Thompson- Flores, CEO da Módulo.
A Sala de Gestão Integrada recebeu visitas de diversas entidades e autoridades para conhecer o modelo aplicado na Rio+20, dentre os quais representantes das Forças Armadas do Brasil e das Forças Armadas da Argentina, representantes da Polícia Federal, do Presidente do INEP, Luiz Claudio Costa, e do  Diretor de Pesquisa de Segurança Cibernética do Instituto Gartner, Steve Hawald.
Segundo Costa, a Sala de Monitoramento e o software Módulo Risk Manager permitiram um controle do que estava acontecendo em todo o evento. “O sistema fornece uma ideia sistêmica, que é fundamental para que você tenha a gestão mais adequada dos processos e também tenha informações sobre os riscos. Temos grandes eventos pela frente, então é importante mostrar nossa competência técnica e logística em eventos como este,” afirmou.
O uso de tecnologia móvel também foi destaque para gestão rápida e ágil durante o evento. A Módulo desenvolveu cinco aplicativos específicos para tablet e smartphone com o objetivo de munir os organizadores de informações sobre o evento e controle dos riscos.
“O acompanhamento por meio de tablets e smartphones foi fundamental, mais de 300 pessoas das diversas entidades vinculadas à organização do evento puderam acompanhar de perto e em tempo real as ocorrências, permitindo a rápida tomada de decisões”, completa Thompson.
As atividades da Sala ainda continuam na desmobilização do evento, que ocorre durante esta semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade